quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Pará tem 90 casos de gripe

No AMAZÔNIA:

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou os novos números da gripe suína no Pará. Até ontem, 90 casos foram confirmados de infecção pelo vírus H1N1. Segundo a Vigilância Epidemiológica da Sespa, 215 casos já foram notificados desde a confirmação do primeiro caso da doença no Estado, que se deu no dia 25 de junho. 51 pacientes sob suspeita de infecção aguardam resultado laboratorial. Em nota, a Sespa informa que 82 casos já foram descartados e 12 foram identificados como Influenza Sazonal, a gripe comum.
O órgão mantém as orientações para que a população fique atenta a todos os sintomas da nova gripe, como febre superior a 38º C, tosse e dispneia, ou outro sinal de gravidade, sobretudo em casos que haja a necessidade de isolamento domiciliar. Esses casos, afirma a Sespa, devem procurar assistência médica na rede pública ou privada.
Os casos confirmados após sete dias podem retornar ao convívio social normal sem risco de transmissão da doença. As pessoas que manifestarem os sintomas de Doença Respiratória Aguda Grave, como febre superior a 38º C, tosse e falta de ar, acompanhada ou não de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais, também devem ficar em alerta.
Sobre a utilização de antiviral específico, o Tamiflu, a Sespa informa que somente deve ocorrer em casos com risco de gravidade, após avaliação médica e da Vigilância Epidemiológica. Os demais casos devem utilizar medicação sintomática. O órgão esclarece que é importante ressaltar que o uso indiscriminado da medicação pode induzir a resistência do vírus.
As medidas de prevenção, alerta a Secretaria de Saúde, devem ser seguidas por toda a população, taias como cobrir a boca e o nariz ao espirrar, usando de preferência lenço descartável, não compartilhar copos, talheres, objetos, alimentos e principalmente lavar as mãos com água e sabão com frequência.
Marabá - Em Marabá, sudeste do Estado, seis pessoas estão sendo monitoradas com suspeita de infecção pelo vírus H1N1. Os pacientes teriam sido atendidos no Hospital Regional do município, mas não há maiores informações. Procurada para dar detalhes sobres os casos, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) não retornou às solicitações da reportagem.

Nenhum comentário: