quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Paciente renal morre com suspeita da gripe

No AMAZÔNIA:

Um paciente da nefrologia do Hospital Ofir Loyola (HOL) pode ser a segunda vítima fatal da gripe suína no estado. O jovem Marcos Souza Zamataro, de apenas 20 anos, é portador de doença renal crônica e faleceu por volta das 15h de ontem, no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Somente hoje o Instituto Evandro Chagas (IEC) divulgará o resultado do teste que vai confirmar, ou não, a presença do vírus H1N1.
Marcos fazia hemodiálise três vezes por semana no hospital. Ao chegar para a sessão de rotina na última segunda-feira, por volta das 6h, o paciente apresentou os primeiros sintomas da Influenza A, como febre alta, dispneia e falta de ar. 'Ele chegou bem cedo e de repente começou a apresentar os sintomas. Tinha muita febre. Ainda é algo inexplicável. Os médicos fizeram tudo muito rápido. Entraram em contato com a Sespa e solicitaram o Tamiflu', disse uma pessoa próxima à família.
O caso foi notificado à Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que enviou, rapidamente, dois técnicos ao HOL. Tanto os técnicos da Sespa quanto os médicos do Ofir Loyola agiram rapidamente. Um infectologista do hospital fez a avaliação e logo antes das 8 horas da manhã o paciente já estava no isolamento.
O quadro de Marcos Zamarato se agravou de forma rápida. Por ele ser portador de doença renal é possível que o vírus tenha se manifestado de forma mais agressiva, caso a infecção seja confirmada.
A família não sabe onde o rapaz pode ter sido contaminado. Mas, revela que o pai dele acaba de chegar de uma viagem a São Paulo. Um levantamento das pessoas que tiveram contato com a vítma, inclusive amigos e lugares, como boates, por onde ele teria passado, está sendo feito.
De acordo com a diretora do Instituto Evandro Chagas, Elisabeth Santos, o material do paciente foi colhido via Laboratório Central (Lacen) da Sespa ainda na segunda-feira, poucas horas a partir do surgimento dos primeiros sintomas. 'O material desse paciente, que é portador de doença de base, foi colhido na segunda-feira e ele só foi a óbito hoje (ontem). O resultado do teste só deve sair amanhã (hoje) pela manhã', informou a pesquisadora.
Retificação - Na última segunda-feira, após o falecimento de Sandra Helena Prado Reis a diretora do Instituto Evandro Chagas (IEC), Elisabeth Santos, informou que o material coletado para a realização da análise que confirmaria a presença do vírus H1N1 na paciente não havia sido processado pelo órgão. Contudo, ontem, a diretora afirmou que se equivocou e garantiu que foi, de fato, o IEC, quem realizou o PCR que atestou o vírus em Sandra Helena.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nao sei de quem foi a culpa so sei que uma vitima inocente morreu por faltar d cuidados no hospital.
esse rapaz que tanto falam e meu primo que amo e sempre vou amar.
ele nao merecia isso tao jovem tinha uma vida inteira pela frente.
ja perdei meu pai assim.por faltar de cuidados medicos era uma doença eles falavam que era outra so descubriram quando ele morreu.e HOJE MEU PRIMO.precisamos melhorar a saude do nosso BRASIL.

PRIMO EU TE AMO..E SEMPRE VOU TE AMAR.......
ERICA REGINA LIRA DE SOUSA.
DEUS E FIEL.