quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Mariana, Dilma e Juventude

No Blog Juventude em Pauta, de Leopoldo Vieira, com novas atualizações:

Tenho escutado de amigos de esquerda, do PT e de direita, de forma uníssona, que a candidatura da senadora Marina Silva traria prejuízos à ministra Dilma, especialmente entre o eleitorado jovem, proliferando confusão e dissidência na JPT.
Afora as questões gerais que envolvem a reflexão da ex-ministra do Meio Ambiente sobre mudar-se ou não para o Partido Verde, muito bem abordadas por Zé Dirceu, Valter Pomar e por militantes da Mensagem ao Partido, no que se refere ao voto da juventude e ao empenho da juventude do PT, tenho total discordância do que me têm dito esses amigos.
Dizer que o tema do ambientalismo arrebata a juventude de hoje, que é o grande tema abraçado pela atual geração está no mesmo nível da afirmação de que a UNE atualmente é raquítica de ideais. "Papo de velho". Arrogância geracional e ignorância. Carência total de dados.
A juventude brasileira alcançada pelo ProJovem em suas 5 modalidades (Urbano, Adolescente, Campo, Trabalhador e Prisional), Bolsa-Família, ProUni, ampliação dos IFETs, das vagas nas IFES, cotas sócio-raciais, pela conquista do primeiro emprego em virtude do crescimento da economia, por projetos petistas nos estados, quando a propaganda política começar com nomes e números, não terá dúvida em quem votar. Mesmos números e nomes que elevarão ao extremo o entusiasmo da juventude do PT com nossa candidata ao Planalto. Sem contar que o Governo do presidente Lula tem muito a mostrar na área ambiental (o maior feito de todos os tempos, com direito à inédita inclusão do assunto na agenda pública da nação) e que a maioria das organizações juvenis ou de apoio à juventude que trata do meio ambiente e da ecologia é ligada, influenciada e referenciada no PT.
Infelizmente, a única coisa que candidatura da ex-ministra conseguirá, o que não tira sua legitimidade, é favorecer, na medida em que será completamente refém do apoio político, palanque e financiamento dos demo-tucanos, a hipótese de retorno da proibição da expansão das redes de ensino técnico, a privataria e desrelugamentação da economia para pôr nas nuvens o desemprego juvenil, o sucateamento das escolas e universidades, o desemprego de inserção e a precaridade do trabalho do jovem, o desempoderamento dos espaços de juventude (lembremos que a SNJ e Conjuve foram obras de 2002 para cá), além dos assuntos novos de PSDB e DEM: tentativa de derrubada das cotas no Supremo, toque de recolher e redução da idade penal.
Não nos enganemos. A despeito da JPSDB e JDEM estarem engajadas na aprovação da PEC e do Plano Nacional de Juventude, é público e notório o modo de governar e legislar de suas direções "adultas".

4 comentários:

Anônimo disse...

Sinto muito; parei de ler o texto no trecho "...Sem contar que o Governo do presidente Lula tem muito a mostrar na área ambiental... ".
Pfsssss! Passo.
Acorda, moço.

Bia disse...

Boa tarde, caro Paulo:

reduzir a candidatura de Marina Silva a ser a candidatura que vai tirar votos de Dilma, Serra ou Ciro, é dar à senadora uma miúda participação neste processo, que ela não merece. É uma vesga - e recorrente - visão do processo de assimilação da importância da questão ambiental pela sociedade. Que levará ainda décadas neste Brasil, mas que chegará a termos melhores, inclusive com uma candidatura que proporá exatamente isto, a de Marina Silva.

A candidatura dela vai aglutinar jovens e velhos, e talvez até velhos jovens dos partidos políticos, em torno daquilo que seu partido e o atual governo jamais abraçaram com sinceridade. Para o nosso troglodita que tem sono quando lê, que acha que piabas e traíras atrapalham o progresso, Marina jamais serviu. Foi engraçadinha enquanto não perturbou os compromissos "maiores" gestados por Mangabeira e Dilma. E Marina diz isso clara e serenamente:

"Chego à conclusão de que, após 30 anos de luta socioambiental no Brasil é o momento não mais de continuar fazendo o embate para convencer o partido político do qual fiz parte por quase trinta anos, mas sim o do encontro com os diferentes setores da sociedade dispostos a se assumir, inteira e claramente, como agentes da luta por um Brasil justo e sustentável"

Seja bem vinda, Marina Silva. O Brasil agradece.

Abração, Paulo.

Anônimo disse...

Então continue anônimo, porque olha o que a Marina, tua querida Marina, diz sobre o Governo Lula em matéria ambiental:

"Tive a honra de ser ministra do Meio Ambiente do governo Lula e participei de importantes conquistas, das quais poderia citar, a título de exemplo, a queda do desmatamento na Amazônia, a estruturação e fortalecimento do sistema de licenciamento ambiental, a criação de 24 milhões de hectares de unidades de conservação federal, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Serviço Florestal Brasileiro"

Podias ter ido almoçar sem essa.

Anônimo disse...

Bia,

A candidatura da Marina só tem essa transcendentalidade toda para tucanos (incluo o PPS nessa categoria) que farão uso eleitoral tacanha das boas causas que a ex-ministra defende.
O seu "seja bem-vinda" é a maior confissão disso.