No AMAZÔNIA:
Um número surpreendente de fiéis nas procissões preliminares do Círio de Nossa Senhora das Vitórias, do município de Marapanim, fez a expectativa de público para a grande romaria de hoje subir para 40 mil pessoas, segundo a diretoria da festa. Na manhã de ontem, em vez de apenas um barco na romaria Fluvial, houve mais de 20.
Na última sexta-feira, o encontro das réplicas com a imagem original da Santa na igreja Matriz da cidade também lotou. Até o traslado da imagem do centro da cidade até Marudá - que nem configura uma procissão oficial - foi acompanhado por dezenas de carros a mais do que no Círio 2008.
Ontem, muita gente acordou cedo para acompanhar a procissão rodoviária, que consistiu na saída da imagem de Marudá até a comunidade de Guarajubal, uma das 54 que compõem Marapanim. Depois de quatro horas de homenagens pelo trajeto, a imagem e romeiros saíram do trapiche de Guarajubal na embarcação que transporta passageiros de Marudá para Algodoal. Mais de 20 outros barcos, quase todos de pescadores da região, acompanharam os cerca de três quilômetros do percurso até o porto municipal da cidade, em frente à Igreja de Nossa Senhora das Vitórias.
A chegada foi digna de rainha, com fogos de artifício e tapete vermelho. Uma volta a mais no quarteirão e ela foi colocada dentro da igreja, até a procissão noturna de trasladação. Após este momento, a Santa ficou na Ermida à espera da grande procissão do Círio, nesta manhã. Antes deste fim de semana de intensa movimentação católica, a festividade ainda contou com o jantar de abertura em Belém, Castanhal e Marapanim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário