quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Casa Civil, teu nome também é desarticulação

Casa Civil, teu nome é desarticulação.
Desarticulação, teu nome é Casa Civil.
Vejam.
Na sessão da Assembleia, segunda-feira (24), o líder do governo, Airton Faleiro, confirmou que PR, PTB e PDT fazem parte dos planos de Sua Excelência a governadora Ana Júlia para ampliar a base aliada.
Disse mais: que os três partidos deveriam, como prêmio, ser aquinhoados com cargos.
Claro.
Onde já se viu, afinal, apoio sem cargos ou cargos sem apoio?
“Existe a possibilidade de ampliar os espaços desses partidos dentro do governo. Está ocorrendo o fechamento do tabuleiro”, disse Faleiro, segundo matéria que O LIBERAL publico na terça (25).
Pois é.
Pois na mesma página – exatamente na mesma – em que foi destacada a matéria com Faleiro, uma outra, logo abaixo, informava, também com destaque, sobre a ação civil pública ajuizada pelo governo do Estado, através da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), para impedir que o Município de Belém privatize os serviços de saneamento e fornecimento de água.
E quem governa Belém?
Sua Excelência o dotô prefeito Duciomar Costa, aquele cara de sorte, o das obras estruturantes.
E aí?
E aí que Duciomar – quem não sabe? - é do PTB.
O mesmo PTB que, no plano estadual, já forma na base governista, mas que, a partir de agora, ganha importância ainda maior. E tanto é assim que o governo pretende brindá-lo com a Sedurb, para contar com um apoio mais decidido dos petebistas.
E onde estava a Casa Civil, que não ponderou sobre as repercussões políticas dessa ação?
A Casa Civil de Sua Excelência o doutor Cláudio Puty (na foto), o condestável do ProJovem, estava atenta para isso?
E se estava atenta, achou que não havia nenhuma impertinência sobre as pretensões políticas do governo Ana Júlia e a propositura da ação contra um município governado pelo PTB?
Desarticulação não pode ser um outro nome para a Casa Civil do doutor Puty?

7 comentários:

Anônimo disse...

DECRETO

O GOVERNADOR DO ESTADO EM EXERCÍCIO RESOLVE:

nomear, de acordo com o art. 6º, inciso II, da Lei nº. 5.810, de 24 de janeiro de 1994, GERSON DOS SANTOS PERES FILHO para exercer o cargo em comissão de Assessor Especial II, com lotação na Governadoria do Estado..

PALÁCIO DO GOVERNO,25 DE AGOSTO DE 2009.

ODAIR SANTOS CORRÊA
Governador do Estado em exercício



DECRETO

O GOVERNADOR DO ESTADO EM EXERCÍCIO RESOLVE:

nomear, de acordo com o art. 6º, inciso II, da Lei nº. 5.810, de 24 de janeiro de 1994, MAURICIO BARATA FIGUEIREDO para exercer o cargo em comissão de Assessor Especial II, com lotação na Governadoria do Estado..

PALÁCIO DO GOVERNO,25 DE AGOSTO DE 2009.

ODAIR SANTOS CORRÊA
Governador do Estado em exercício

O Mauricio não é o chefe de gabinete do Gerson Peres

Bia disse...

Bom dia, caro Paulo:

não vou comentar o post. Mas, estou aqui alinhavando as entrelinhas.

Ah! a Governadora assina o manifesto do Sindicato dos Urbanitários, patrocina a ação pública contra a privatização da SAAEB. Tá certo. Assim como parece certo fazer o chamamento do PTB para compor fileiras. Em troca de miudezas ou grandezas. Isso é lá com eles.

Na verdade, nada parece muito estranho seguindo-se o perfil da matriz do Governo da República (?) que salva Sarney.

Bem, e o que é esse negócio que andou aparecendo na TV, na propaganda nacional do PTB, onde parecia que ele era o mais feroz adversário do Governo Lula ns questões trabalhistas? Um marciano apostaria serem aquelas vinhetas de um adversário!

Bem, minha primeira impressão é que, desta vez, o Dr. Puty só pega a onda. Esquisito mesmo é o PTB.


Abração.

Anônimo disse...

Não exija muito do rapaz, afinal ele tem que cuidar do mais importante nesse momento, sua candidatura para a Câmara Federal. Quem sabe ele leva a Ana Júlia para ser sua Assessora Parlamentar!

Anônimo disse...

Quer dizer que o governo deveria ficar omisso fente a possibilidade de retirada da COSANPA da concessão de Belém? Em troca do apoio do PTB a governadora deveria permitir , de braços cruzados, a retirada da COSANPA do único mercado lucrativo no estado ? Isto é que seria "articulação política"? E o blog ainda quer escrever noitinhas sobre ética na política - durma-se com um barulho destes.

Anônimo disse...

A questão não é a ação, mas acreditar que o PTB é aliado.
Tá certo o IBRAHIM, o mesmo já não sei do Puty.

Anônimo disse...

Este governinho mente mais que a Dilma, estão massacrando o servidor e sucateando as secretarias, não tem dinheiro pra nada e ficam inchando a folha com DASs e Assessores especiais, falam que já passa de 1500 vagabundos.
Cadê a redução de 20% de DASs governadora?

Anônimo disse...

A governadora tem que opinar se o PTB é inimigo, para merecer uma ação como a que procuradoria colocou ou é importante para compor e ampliar sua participação no governo. A governadora assinou nota contra a privatização do serviço de agua em Belém e convida para ser seu parceiro o prefeito de Belém. O governo não pode ter dois peso e duas medidas. O governo fica desacreditado na politica. O governo fica sem credibilidade programática. O anônimo das 15:hs parece ter perdido o poder de ver onde está a incoerrência. A casa civil deve sim cuidar para que isto não aconteça. Imagine em uma campanha a governadora ter que explicar porque seu governo fez a ação do lado do DUDU no palanque? Afinal é para ser aliado ou adversário do DUDU?. porque será que a bancada do PTB saíu do plenário da assembléia para não aprovar as contas da GOVERNADORA?. O Puty só demonstra que não sabe o que está acontece na politica. Quando o deputado Airtom anúncia com toda pompa o _tabuleiro esta fechando_, passa uma vergonha com declarações que o PR ainda não sabe de nada, o PTB se retirando de plenário e sendo objeto de ação do governo.
A casa civil não controla a polìtica no governo, ou parece que não há comando, rumo. O tipo de anúncio do deputado Airtom só deveria ser feito quando concluído.Este mesmo deputado fez anúncios na assembléia de que o governo fez uma mini reforma do Estado. Lembram? Agora o proprio governo fecha orgão que ele criou ou colocou para funcionar. Não da para esconder! Há um descontrole da gestão do Estado, dos gastos com custeio, com gestão incompetênte em vários lugares. Agora A governadora está mal das pernas, literalmente das pernas politicas que implora uma aliança com o PTB/PR para sonhar com um segundo truno. Cuidado Eles podem não dar a muleta e desta vez a candidata á reeleição terá de sair polando, como saci pelo EStado. Pulando com uma perna, que no caso seria o PT porque uma outra perna pode ter sido quebrada , no caso o PMDB. O Puty construíu uma politica de isolamento e o governo hoje, há um ano das eleições pode ter o PT como partido grande e um bocado de pinduricalhos na sua volta, pior ficará se o PDT de Geovani, o deputado Federal resolver compor com o bloco do PMDB ou do PTB/PR.