quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Big Brother Fiscal

A Receita Federal vem aí com uma novidade inusitada.
As declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física serão feitas, em breve, com menos burocracia ainda e controle absoluto contra as fraudes.
Por esse novo modelo, a própria Receita disponibilizará via internet um formulário previamente preenchido aos contribuintes. Nele já estarão informações seguras e checadas sobre os bens e rendimentos do titular da declaração, cabendo a ele apenas confirmar esses dados, podendo promover alterações de acordo com a evolução do patrimônio.
Ou seja: não adianta tentar enganar o Leão, que a mordida é líquida e certa!
A Receita já saberá de antemão tudo, mas tudinho mesmo, que o cidadão tem a declarar - neste caso, a confirmar -, a partir de mecanismos de fiscalização que estão sendo implementados até o final do ano.
"É o chamado BBF, o Big Brother Fiscal", define o auditor Paulo Sávio da Gama Alves (na foto), que faz hoje, na Unama da BR-316, uma palestra sobre os novos rumos da contabilidade no mundo.
Paulo Sávio, autor dos livros “Contabilidade Internacional” e “Curso Básico de Auditoria”, vem a convite do curso de Contabilidade da Unama, com apoio do jornal "O Liberal", para falar sobre "Normas Internacionais de Contabilidade e seus efeitos na empresa e no fisco".
Paraense radicado há mais de 15 anos na Bahia, Sávio é formado e pós-graduado em Contabilidade e Administração de Empresas, perito, professor universitário na Bahia e sócio da Audate, empresa de auditoria com sede em Salvador.
Na sua primeira graduação, como bacharel em Administração, integrou uma das turmas pioneiras do então Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará, o Cesep, uma das raízes da Unama. "Eu me formei na época em que o diploma ainda era feito em pele de carneiro", recorda.
A palestra de Paulo Sávio será no auditório da Unama BR, às 19h, com entrada grátis, e é dirigida a estudantes do curso de Contabilidade, Economia e Administração, sendo aberta a empresários e interessados no tema.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tem gente, desde já, suando frio, com queda de pressão, tonturas, náuseas.
Tchan, tchan, tchan!!!
Quem irá ao "paredão"?! hehehe

Anônimo disse...

Quer dizer, então, que não poderemos mais mentir para a Receita? putz!! tomara que a patroa lá em casa não tenha a mesma idéia.
abs

Anônimo disse...

Medida que só atormenta pobre e classe média.
Os abastados e barões nem se preocupam em ler ou saber disso.
Nunca são incomodados; sonegam, devem, enrolam.
No máximo, quando muito,tem as dívidas rererenegociadas generosamente pelo leão.
E só.
Agora, vá o Zé Ruela "se esquecer" de declarar aquele FGTS recebido...hum! Tá ferrado.
Coisas do Brazil-zil-zil.

Anônimo disse...

Anônimo das 10:20, você tem razão.
Quem paga tributo direito é só a classe média.
Não obstante o rico também pagar o direto, geralmente ele repassa para alguém pagar.
O resto, paga somente indiretos.