quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Belém e Ananindeua dão largada para o Censo 2010

Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) será espaço para interlocução entre o IBGE e representantes do poder público e organizações da sociedade civil
Nesta quinta e sexta-feira, 13 e 14 de agosto, Ananindeua e Belém, respectivamente, darão os primeiros passos para a realização do Censo 2010 com a instalação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), espaço para interlocução entre o IBGE e representantes do poder público e da sociedade civil. Foram convidados para integrar as comissões os prefeitos das cidades, os secretários de diferentes pastas e representantes de diversas instituições. As reuniões acontecem às 10h, no Auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Pará (Crea-PA) em Belém e no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (Semed), para discutir questões relativas ao planejamento e execução do Censo na cidade.
No último censo demográfico realizado pelo IBGE, em 2000, foram encontradas 1.280.614 pessoas residentes em Belém e 393.569 em Ananindeua. Foram visitados pelos recenseadores 296.352 domicílios na capital do Pará, com uma média de 4,29 moradores por domicílio. As mulheres representavam 52,50% da população e os homens, 47,50%. Belém tinha 64.108 mulheres a mais que homens. Já em Ananindeua, foram visitados 92.479 domicílios pelos recenseadores, com uma média de 4,22 moradores por domicílio. As mulheres representavam 51,65% da população e os homens, 48,35%. Ananindeua tinha 12.955 mulheres a mais que homens.
O IBGE conversa com cada município do país
As CMGEs estão sendo instaladas nos 5.565 municípios do País e auxiliarão na enorme tarefa de coletar informações em cada um dos 58 milhões de domicílios brasileiros. As Comissões irão colaborar na cessão de espaços e infraestrutura para instalação dos quase sete mil postos de coleta informatizados do Censo 2010. Conectados à Internet, ou por outro meio de comunicação, esses postos receberão os dados coletados pelos recenseadores e os transmitirão para a sede do IBGE, no Rio de Janeiro. As CMGEs também poderão implementar formas de facilitar o transporte das equipes de coleta, entre outros aspectos logísticos.
Em todo o Brasil, cerca de 1.280 coordenadores do IBGE, cada um responsável por em média cinco municípios, acompanharão as reuniões nas cidades, apoiando o trabalho de 230 mil agentes de pesquisa e garantindo a qualidade dos dados coletados pelo Censo. Outras tarefas da CMGE são auxiliar a divulgação do Censo 2010, sensibilizando a população local para abrir as portas de seus domicílios ao IBGE e responder corretamente as perguntas dos recenseadores.
Ao longo da operação, a comissão poderá acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos e terá a oportunidade de averiguar a qualidade da cobertura para, se for o caso, propor verificações. Ao final, a CMGE poderá conhecer o resultado provisório, antes mesmo da divulgação.
O Censo é a única pesquisa que visita todos os domicílios particulares permanentes do País e é o levantamento que oferece a maior quantidade de informações a respeito da população residente e de seus locais de moradia. A partir dessas informações, podem ser elaboradas políticas públicas para dimensionar e atender as demandas locais por educação, saneamento básico, atendimento hospitalar, coleta de lixo, luz elétrica e outros serviços.

Fonte: Assessoria de Imprensa do IBGE

Nenhum comentário: