terça-feira, 4 de agosto de 2009

Assaltantes atiram em ônibus lotado

No AMAZÔNIA:

Uma tentativa frustrada de assalto a um ônibus da linha Icuí-Ver-o-Peso foi registrada à madrugada de ontem no bairro do Icuí-Guajará, no município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém (RMB). O veículo foi alvo da ação de dois bandidos encapuzados que praticavam assaltos em via pública e tentaram invadir o veículo ao avistá-lo, na estrada principal do Icuí. Ao perceber a ação criminosa, o motorista tentou avançar sobre os assaltantes, mas eles dispararam duas vezes contra o ônibus. Por sorte ninguém ficou ferido, já que as balas ficaram presas à estrutura do veículo. O caso foi registrado na Seccional Urbana da Cidade Novela e motivará abertura de inquérito investigativo para apurar as circunstâncias do crime.
Segundo o motorista e o cobrador do ônibus, que foram à seccional registrar ocorrência e preferem não ser identificados, os assaltos são constantes na estrada do Icuí-Guajará, principalmente de madrugada, quando o movimento de feirantes que saem do bairro rumo ao Ver-o-Peso é intenso. Dessa vez o assalto aconteceu por volta das 4h50, quando o ônibus estava com todos os assentos ocupados e se aproximava de uma parada na área central do bairro. Dois homens encapuzados, que já haviam assaltado um passageiro que estava no ponto, puseram-se no meio da pista para impedir a fuga do veículo.
Assustado, o motorista resolveu engatar ré, mas os bandidos perceberam e apontaram um revólver na direção do ônibus. Foi quando os passageiros entraram em pânico e apoiaram a ideia de atropelá-los. 'Na verdade não íamos atropelar ninguém, só queríamos assustá-los para fugir. Só que eles levaram a sério e atiraram contra o ônibus. Se não tivesse me abaixado na hora, teria sido atingido na cabeça', garante o motorista.
A marca dos dois tiros disparados pelos bandidos ficou no ônibus, que rapidamente foi desocupado e levado até a Seccional da Cidade Nova para registrar a ocorrência. Ninguém ficou ferido, mas alguns passageiros se sentiram mal após o incidente. O motorista e o cobrador que cumpriam experiente depuseram na seccional. Como a empresa Viação Forte, que administra a linha, possui seguro, não haverá problemas relativos aos danos ao veículo. O problema, segundo os funcionários, é o risco que se corre durante a rotina de trabalho.
'Ninguém quer fazer essas linhas de madrugada aqui em Ananindeua, e o problema não é o horário, é o perigo. A gente já perdeu a conta dos assaltos que sofreu fazendo esse percurso pelo Icuí, e sempre com ônibus lotado. As pessoas passam mal de tanto medo', afirma o cobrador do veículo. 'Na última vez, quatro passageiros tiraram revólveres dos bolsos e fizeram uma ‘limpeza’, ameaçando todo mundo. Por isso que tentamos fugir. Eles não têm freio nenhum para sair matando, até porque sempre estão encapuzados', completou o motorista. O caso motivará abertura de inquérito pela Polícia Civil, para apurar a possível ação de uma quadrilha especializada nesse tipo de assalto no Icuí-Guajará.

Nenhum comentário: