quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Salários em Ananindeua continuam atrasados

No AMAZÔNIA:

O prefeito Helder Barbalho ainda não conseguiu efetuar o pagamento da folha de funcionários da Prefeitura Municipal de Ananindeua, atrasada desde o dia 1º de fevereiro. A previsão é de que os salários sejam depositados somente depois do dia 10 deste mês, data em que a administração passa a contar com recursos do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esta é a segunda vez consecutiva no primeiro ano do segundo mandato de Helder Barbalho que o salário do funcionalismo público de Ananindeua atrasa no município. Mais de oito mil funcionários públicos estão aguardando pelo pagamento.
A gestão do prefeito peemedebista passa por dificuldades. Além de não pagar fornecedores por mais de seis meses, a prefeitura de Ananindeua começou, em janeiro, a enxugar as gorduras e fez uma série de demissões. Mas não revela o número exato de exonerados. A estimativa é de mais de 500 servidores contratados foram desligados nas últimas duas semanas.
O primeiro atraso na folha de pagamento ocorreu em dezembro de 2008. Naquele mês, a data prevista para que os funcionários recebessem o salário era o dia 30, último dia útil de dezembro, mas só depois do dia 10 de janeiro é que os funcionários, sobretudo os da área de saúde, puderam ver a cor do dinheiro.
O pagamento dos salários de janeiro deveria ter sido efetivado no dia 1º deste mês. A demora em receber está deixando os servidores apreensivos. Especula-se que o prefeito tentou antecipar recursos junto a bancos como Bradesco e do Brasil, mas não obteve sucesso.
Helder Barbalho começou o ano aumentando os gastos com a máquina pública. Ainda em dezembro do ano passado ele anunciou a criação de mais duas secretarias municipais, a de Governo, ocupada pelo ex-diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Hildegardo Nunes (PMDB), e a secretaria de Emprego e Renda, comandada pela ex-deputada estadual e sua vice-prefeita, Sandra Batista (PT).

Nenhum comentário: