No AMAZÔNIA:
A primeira operação 'Belém Mais Linda', de 2009, realizou várias apreensões na manhã de ontem. Agentes das Secretarias de Economia e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Belém percorreram a avenida Almirante Barroso retirando carros de lanches e bombons, placas, cavaletes e até redes vendidas na calçada.
O autonômo Fransueudes Linhares Marques teve 50 peças, entre redes, lençóis e toalhas, apreendidas em uma das calçadas da via de acesso à cidade e vai precisar retirar o material na Secon após o pagamento de multa. 'Era da venda que eu tirava meu sustento, mas não sabia que era irregular', afirmou o paraibano que está em Belém há três meses.
'Acho que todo mundo tem o direito de trabalhar, mas assim como nós, as pessoas precisam estar legalizadas', opina Marcina da Costa, dona de uma barraca de frutas localizada na avenida Ceará, onde a operação apreendeu carros de venda de comidas.
Para a diretora do Departamento de Comércio e Publicidade em Vias Públicas da Secon, Celina Brito, a retirada de propagandas e equipamentos irregulares atende a um pedido da população, principalmente dos pedestres, por mais comodidade nas ruas. 'Queremos acabar com as reclamações de falta de trafegabilidade nas calçadas da cidade', diz Celina.
Balanço - A operação Belém Mais Linda recolheu mais de 30 placas e banners, além de cerca de 100 CDs e DVDs piratas que estavam sendo comercializados no entorno do terminal rodoviário da cidade. Também foram apreendidas 20 barracas de ambulantes irregulares, em São Brás, em frente ao Clube Monte Líbano e no Parque de Exposições do Entroncamento.
Cerca de 20 grades de cerveja que estavam nas barracas dos vendedores ambulantes foram recolhidas pelos agentes da PMB durante a operação, uma vez que a bebida alcóolica não pode ser comercializada por trabalhadores do mercado informal.
A diretora de Vias Públicas da Secon, Celina Brito, informa que a operação vai continuar nas ruas paralelas à avenida Almirante Barroso, como 25 de Setembro de Duque de Caxias, ainda sem datas definidas. Outra área que deve ser fiscalizada novamente ainda neste semestre é avenida Padre Eutíquio, às proximidades do shopping, no centro da cidade. 'A situação ali é crítica e estamos estudando como combater o comércio irregular e a poluição visual', revela a diretora.
Um comentário:
´Tomara que essa OPERAÇÃO seja estendida para ruas e travessas onde existem barracas de vendas de "tudo que é tralha e guloseimas", estacionadas nas calçadas em frente à Colégios, Cursinhos e Faculdades particulares.
Chega a ser discrepante, mas parece que quanto maior é o poder aquisitivo menor se torna o gosto refinado!
Postar um comentário