quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

“Belém da paz” está na rua

No AMAZÔNIA:

Quatorze viaturas da Polícia Civil e outras dezesseis da Polícia Militar percorreram as ruas dos bairros do Jurunas e Cremação durante todo o dia de ontem, na primeira etapa da ação 'Belém em Paz', levada a frente pela Diretoria de Polícia Metropolitana. As incursões nos dois bairros foram iniciadas às oito horas da manhã e encerradas doze horas depois, com o apoio de viaturas da Rotam e da Força Nacional de Segurança. Até o início da tarde de ontem, apenas onze pessoas tinham sido detidas. Todas foram levadas para identificação e triagem na Seccional da Cremação e na delegacia de polícia do Jurunas.
De acordo com o delegado Paulo Tamer, diretor do DPM, a ação é uma continuidade das operações 'Armagedon' e 'Reação', das policias Civil e Militar, sem prazo para ser encerrada e com o objetivo de percorrer e 'ocupar' todas as áreas mapeadas como de risco na capital e região metropolitana. A 'Belém em Paz' é a terceira operação lançada pelas polícias em menos de um mês, como forma de atuação semelhante.
As diferenças, de acordo com o delegado Paulo Tamer, começam na participação do efetivo da Polícia Civil lotado nas Seccionais no trabalho de patrulhamento. Nos primeiros dias da operação Reação, o patrulhamento ficou a cargo do Grupo de Pronto-Emprego da Polícia Civil. A segunda diferença, ainda segundo Tamer, está na forma de ocupação que será promovida nas áreas onde se instala a operação. 'Antes, eram apenas incursões isoladas nas áreas de risco. Agora, nós vamos ocupar todo o bairro e agir da mesma forma como estava sendo feito durante a Reação. Levando quem estiver em atitude suspeita na rua para uma triagem rigorosa na Seccional'.
Tamer adiantou que a operação não tem prazo para ser encerrada e deve percorrer todos os bairros de Belém e Região Metropolitana, passando 24 horas em cada área.
Ontem, no primeiro dia da 'Belém em Paz', 60 policiais civis lotados em diversas Seccionais se reuniram na Cremação para percorrer os dois bairros, sob o comando do delegado Marco Antônio Duarte, em seu primeiro dia de trabalho como diretor daquela Seccional. A operação será continuada hoje, nos dois bairros.
Averiguação - Durante as incursões no bairro do Jurunas e Cremação, na manhã de ontem, dez jovens foram recolhidos e levados para a Seccional da Cremação. Eles passaram por uma triagem detalhada e foram liberados depois de comprovar não possuir pendências na justiça. Na delegacia do Jurunas, até o início da tarde de ontem, apenas duas pessoas foram detidas.

Nenhum comentário: