terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Auditoria na gestão Wanzeller (1): superfaturamento foi a 172%


Um relatório da Auditoria Geral do Estado revela que a gestão do ex-diretor-geral do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Miguel Wanzeller Rodrigues, exonerado do cargo na semana passada pela governadora Ana Júlia Carepa, superfaturou em apenas um mês os serviços de locação de veículo em valores que alcançaram aproximadamente R$ 40.400,00, o equivalente a nada menos de 172% o valor de mercado.
Ao ser exonerado do cargo, Wanzeller saiu atirando. Estrebuchou pela Imprensa, dizendo que era alvo de perseguições políticas, e denunciou, sem apresentar uma só prova até agora, que laudos periciais emitidos pelo Centro de Periciais vinham sendo adulterados nas próprias delegadas de polícia.
O relatório da Auditoria Geral, de nove páginas, revela e detalha pormenorizadamente casos de ausência de formalização de processos, de dispensa de licitação em decorrência de desídia administrativa e falta de planejamento, dispensa de licitação com fracionamento de despesa e indício de favorecimento a fornecedor e contratação de serviços com valor acima do praticado no mercado, o chamado sobrepreço.
Assinam o relatório (veja na imagem acima) a própria auditora-geral do Estado, Tereza Regina Cordovial Corrêa; os auditores de Finanças e Controle, Rogério Luís Arruda de Figueiredo e Geraldo Daniel e Silva de Castro; e o gerente técnico de Auditoria, João Rocha Cunha.
As anormalidades nos procedimentos de contratação de serviços na gestão de Wanzeller foram detectadas pela auditoria por amostragem (clique na imagem do alto). E cobrem um período muito curto, de apenas 20 dias, com início em 21 de maio e término em 9 de junho do ano passado. A conclusão óbvia é de que se o trabalho, em vez de ser por amostragem, fosse concentrado especificamente numa só área, e se a auditoria, além disso, abrangesse um período de tempo maior, seria razoável esperar que as anormalidades detectados seriam em volume bem mais elevado do que o foram.

Nenhum comentário: