No AMAZÔNIA:
A mais antiga guarda católica do Brasil, a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, está pronta para colocar um efetivo de 1,2 mil homens nas procissões oficiais do Círio 2008, selecionados de várias paróquias da Arquidiocese de Belém.
Criada em 1974, a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré é formada por católicos do sexo masculino, que têm idade superior a 18 anos. É considerada a primeira 'guarda' de que se tem notícia no Brasil, servindo de inspiração para o aparecimento de outras.
O efetivo tem a missão de proteger a berlinda da Virgem de Nazaré e ajudar na organização das procissões. A entidade possui estatuto e admimistração próprias, mas segue comando da Diretoria da Festa de Nazaré. Além disso, a Guarda de Nazaré tem a tarefa de supervisionar a Praça Santuário durante a festividade Nazarena e em outras solenidades ocorridas durante o ano, zelando pela disciplina e respeito em relação à utilização do espaço, especialmente do altar-santuário.
O mesmo fazia do Santuário Mariano, hoje protegido por homens de uma empresa particular de segurança.
Quando requisitada por outras paróquias, a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré pode prestar os serviços solicitados, desde que tenha disponibilidade e autorização do presidente ou da diretoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário