sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Marapanim espera 30 mil no Círio de domingo

No AMAZÔNIA:

Neste domingo Marapanim louva Nossa Senhora das Vitórias com Círio, que tradicionalmente é realizado no segundo domingo de agosto, por coincidência, Dia dos Pais. A festa dos católicos marapanienses com o tema 'Como Discípulos Missionários, Povo que Caminha com Vitórias em Comunhão', espera mais de 30 mil pessoas. A programação conta com a descida da imagem original da santa padroeira da cidade e a reforma da Igreja matriz.
O costumeiro encontro das imagens peregrinas ocorre hoje, a partir das 18 horas. São 55 imagens de Nossa Senhora das Vitórias que ficam em peregrinação nas casas das 55 ruas da cidade. Elas serão sorteadas para a população. Após passar em cada residência durante meses, elas serão reunidas nesta sexta-feira na praça matriz em frente à igreja de onde a imagem original vai sair em uma romaria em direção à praia de Marudá, após a inauguração das luzes, outro momento de destaque. A imagem fica em Marudá para visitação.
O padre Ricardo diz que esta é uma festa de fraternidade, 'este é um momento especial, mostrando que estamos em caminhada rumo ao encontro com Deus na eternidade. Sei que todos através de sua fé podem alcançar suas graças com devoção a Nossa Senhora das Vitórias', contou o padre.
Os estudiosos também são lembrados é feita a eleição do concurso de redação do círio que este ano teve o tema, 'Círio uma caminhada de fé', entre os alunos do ensino fundamental de Marapanim.
Neste sábado a imagem segue para a comunidade Guajubal após a missa celebrada pelo padre Ricardo Botelho, iniciando a procissão fluvial em direção a Igreja Matriz. Com a chegada ao trapiche municipal acontece o círio dos ciclistas pelas ruas da cidade e a 12° corrida do círio. Às 19 horas o padre Ricardo celebra a missa da transladação. Os shows com os cantores como Adilson Alcântara e Nilson Chaves está programado para para a festividade após a missa.

Nenhum comentário: