terça-feira, 4 de março de 2008

TSE cassa o mandato do prefeito Sebastião Curió

Tenente-coronel da reserva e um dos mais conhecidos responsáveis pelo fim da Guerrilha do Araguaia, Sebastião Rodrigues de Moura (PMDB-PA), mais conhecido como Sebastião Curió, teve o mandato de prefeito de Curionópolis (PA), cidade fundada por ele, cassado por decisão do ministro Caputo Bastos, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O ministro negou seguimento à Medida Cautelar (MC 1843) e ao Agravo de Instrumento (AG 7515) ajuizados por Curió contra a decisão do TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará), que havia cassado o seu mandato a pedido da Coligação “A liberdade e o progresso estão de volta” (PSDB/ PTB/ PPS/ PFL/ PSDC/ PHS/ PMN/ PV/ PTdoB) e do segundo colocado nas eleições municipais de 2004, João Chamon Neto. O militar da reserva se manteve no cargo por conta de uma liminar concedida pelo ministro Marcelo Ribeiro, do TSE, em junho de 2006.
Em maio daquele ano, o Tribunal Regional havia cassado Curió, determinando seu afastamento imediato do cargo. Ele foi condenado por compra de votos e abuso do poder econômico. A captação ilegal de votos teria sido conduzida por terceiros e comprovada por meio de depoimentos de testemunhas.
O apelido (Curió) e o nome da cidade (Curionópolis) fazem referência ao curió, um pássaro nativo da América do Sul, conhecido por ser um pássaro brigador.
Sebastião Curió fundou a cidade de Curionópolis, no sul do Pará, em 1989. O município engloba o povoado de Serra Pelada, local conhecido internacionalmente pela exploração do garimpo de ouro.

Mais aqui.

Nenhum comentário: