terça-feira, 25 de março de 2008

Por que não abrir mão da verba indenizatória?

O Espaço Aberto foi o primeiro a ficar de olho no link recentemente disponibilizado no site do Senado, que permite à sociedade ter acesso aos gastos dos senadores com verbas indenizatórias.
E tanto é assim que divulgou logo as despesas dos senadores paraenses José Nery (PSOL) e Mário Couto (PSDB), no mesmo dia em que foram lançadas no novo link. Ainda faltam ser divulgadas as despesas do tucano Flexa Ribeiro.
Para quem não sabe, a verba indenizatória reserva aos senadores R$ 15 mil mensais para gastos com aluguel, locação de carros, material de escritório, transporte, hospedagem, alimentação e confecção de informativos. As despesas devem ser “exclusivamente relacionadas ao exercício da função parlamentar”.
Somente em fevereiro passado, 58 dos 81 senadores gastaram R$ 537 mil em atividades que justificaram o ressarcimento com o dinheiro da verba indenizatória a que cada um faz jus.
Entre os 81 senadores, três abriram mão da verba: Jefferson Péres (PDT-AM), Marco Maciel (DEM-PE) e Pedro Simon (PMDB-RS). Os três exercem seus mandatos perfeitamente, sem a necessidade do ressarcimento.
Foi inspirado no exemplo deles que o blog formulou a seguinte indagação a cada um dos parlamentares que representam o Pará no Senado: “Entre os 81 senadores, três abriram mão da verba indenizatória. É possível, portanto, viver sem ela. Por que o senhor não abre mão da sua?”
Os senadores Flexa Ribeiro e José Nery já responderam. Suas explicações e justificativas serão publicadas a partir de amanhã.

Nenhum comentário: