sexta-feira, 7 de março de 2008

Cirurgia como a de Jader normalmente é para tirar bócio

O Espaço Aberto conversou há pouco com um médico, clínico geral, que falou em tese – porque não conhece o caso concreto – sobre os motivos que podem ter levado o deputado federal Jader Barbalho a ser operado em São Paulo.

Como o caso foi cirúrgico, disse o médico, é bem provável que o deputado estivesse sofrendo de hipertireoidismo, disfunção decorrente da produção em excesso, pela hipófise – glândula de secreção interna que fica no cérebro –, de hormônios da tireóide.

Em situações assim, explica o médico, normalmente a glândula situada na região do pescoço, a uns dois dedos abaixo do chamado pomo-de-adão, começa a crescer. É o que também se chama de bócio.

O indivíduo que apresenta esse tipo de problema pode apresentar, além do crescimento da glândula na região do pescoço, sintomas como falta de apetite, palpitações e aumento do ritmo intestinal.

A cirurgia, diz o médico, é simples e costuma apresentar bons resultados. E o processo de recuperação é bem rápido, daí ser plenamente possível, conforme informou ainda há pouco o blog, que Jader, submetido à cirurgia na quarta-feira, tenha alta ainda amanhã.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pergunta que não quer calar: sendo um homem público, com mandato de deputado federal, presidente regional do PMDB, cap de um grupo de Comunicação com rádios, jornal e televisão, por que , então, não saiu sequer uma notinha dando informações precisas, com a devida antecedência, sobre essa cirurgia?
Os fãs e eleitores , com certeza, agradeceriam, ficariam mais tranquilos e se evitaria o disse-me-disse de casos assim, quando tratados dessa forma: de silêncio total.

Antonioo Fernando

PS: Parabéns pelo furo.

Anônimo disse...

ola,pq algumas mulheres apresentam o pomo de adao?pq isso aconteceu?e e que medico cuida ou retira ela?qais os riscos?