sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Romney sai e abre espaço para McCain

Na FOLHA DE S.PAULO:

"Odeio perder", admitiu ontem o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, 60, ao anunciar sua decisão de suspender a participação na disputa republicana pela candidatura à eleição presidencial de 4 de novembro nos EUA. "Mas sinto que devo ficar de fora, por nosso partido e por nosso país", disse, em um discurso para o qual escolheu como palco a Conferência de Ação Política Conservadora (Conservative Political Action Conference), em Washington.
Sua saída deixa ainda mais claro o embate republicano, que já tinha o senador John McCain, 71, como favorito e Romney em segundo. Romney não declarou apoio a ninguém. Os delegados que obteve para a convenção nacional do partido, que consagrará o candidato, se mantêm ligados a ele.
Permanecem na disputa o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, e Ron Paul, deputado pelo Texas. Huckabee, ex-pastor batista, tem se beneficiado do voto evangélico. Mas as regras republicanas -em que na maioria dos Estados o vencedor das prévias leva todos os delegados- favorecem uma decisão mais rápida do que no caso democrata, em que os delegados são alocados de forma proporcional.
Romney teve de reavaliar a viabilidade de sua campanha após a Superterça, na qual ganhou em apenas sete Estados, contra nove de McCain. Em número de delegados, perdia por uma diferença de mais de 400 representantes.
Ele disse que, se insistisse, facilitaria a vitória dos democratas. E, "como estamos em guerra", preferiu evitar vê-los "encerrar a ação no Iraque".


Mais aqui.

Nenhum comentário: