domingo, 17 de março de 2019

Morre aos 79 anos o ex-prefeito de Belém Fernando Coutinho Jorge


O ex-prefeito de Belém Fernando Coutinho Jorge morreu na manhã deste domingo (17), em Brasília, aos 79 anos. Ele sofria do Mal de Alzheimer, doença agravada por outros problemas de saúde que o vinham debilitando seriamente ao longo dos últimos anos.
Coutinho Jorge, que se projetou na vida pública ao tempo em que já havia despontado Jader Barbalho - eleito governador do Pará em 1982, antes tendo exercido mandados na Câmara de Belém, Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados -, foi responsável por uma das maiores revitalizações do Ver-o-Peso e da Praça Batista Campos, entre outros logradouros relevantes da cidade.
“Coutinho foi um dos valores políticos de maior expressão na política paraense que eu conheci. Tenho a honra de dizer que trabalhei com ele por três anos, em sua primeira gestão, na Coordenação da Comunicação Social, de onde só saí para apresentar um programa, o ‘Bom Dia, Pará’, na TV Liberal”, relembrou há pouco ao Espaço Aberto o jornalista Linomar Bahia.
Coutinho Jorge, lembra Bahia, descentralizou a administração, desmembramento as secretarias para atuar pontualmente em todas as áreas. Também promoveu as audiências nos bairros para estabelecer as prioridades ansiadas pelas comunidades, inaugurando assim uma administração participativa.
A Prefeitura de Belém decretou luto oficial de três dias. O corpo de Fernando Coutinho será sepultado na Capital, após velório que deverá ser realizado no Palácio Antônio Lemos, sede do Executivo Municipal.
O ex-prefeito governou Belém no período 1986 a 2000. Exerceu ainda os mandatos de deputado federal e senador pelo então PMDB do Pará. Também foi ministro do Meio Ambiente entre os anos de 1992 e 1993, durante o governo Itamar Franco.
Após os mandatos eletivos, assumiu a função de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgão do qual foi presidente e pelo qual se aposentou, em 2009, não retornando mais à vida pública.

Nenhum comentário: