domingo, 7 de outubro de 2018

O que Bolsonaro e Haddad precisam fazer no segundo turno


Decidido, então.
Bolsonaro, de extrema direita e difusor de conceitos morais deploráveis, mas que soam como música maviosa em milhões de ouvidos férteis a falsos e enganosos moralismos, e Fernando Haddad, representante do PT, um partido que indissociavelmente vinculou-se a escândalos dos mais espantosos na história deste país de escândalos, vão se enfrentar no segundo turno.
Até onde se sabe, não há notícia, na história democrática brasileira, de candidato a presidente que vence no primeiro turno, mas que perde no segundo turno.
Mas este segundo turno será uma eleição atípica. E segundo turno, como lembram os especialistas, é sempre uma nova eleição.
E assim o será.
Para aumentar o seu quinhão, Fernando Haddad e o PT terão que se descolar do PT.
Sim, o PT precisará não propriamente renegar o PT - porque isso seria uma contradição surreal -, mas desvincular-se do PT.
Será necessário que a aliança que vier a ser firmada demonstre claramente à Nação que os partidos aliados para derrotar Bolsonaro estarão subjugados não a um projeto do PT, mas a um projeto plúrimo, plural, nacional e inclusivo.
Inclusivo para mulheres, pobres, negros, homossexuais e outras minorias que há muito são alvo do preconceito do candidato adversário.
É preciso que a aliança em torno de Haddad externe claramente à Nação que não é o PT que está pretendendo voltar ao poder, mas que é necessário contemplar a pluralidade da Nação, representada por partidos compromissados com avanços sociais que atendam as camadas mais pobres da população.
Necessário se faz que os partidos aliados em torno de Haddad apresentem compromissos concretos que indiquem uma revisão ética, capaz de impedir o avanço da corrupção aos cofres públicos.
E Bolsonaro, deverá fazer o quê para conquistar os antipetistas que votaram, por exemplo, em Ciro Gomes, Marina Silva e Alckmin?
Deverá convencê-los de que ele, pessoalmente, tem competência para ser presidente da República.
Deverá convencê-los que o discurso misógino, homofóbico e preconceituoso que sempre adotou em sua vida pública foi apenas um recurso cosmético para ganhar notoriedade - tipo assim um esmalte, que a pessoa usa, desgasta-se e logo é trocado por outro.
Deverá convencê-los de que tem apreço pela democracia não como um sistema político qualquer, mas como um valor exponencial, incontrastável, essencial para projetar e oferecer alternativas para uma sociedade seja diversa, democrática e tolerante.
Deverá convencê-los de que não ficará refém de um economista como Paulo Guedes, que ele próprio erigiu à condição de primus inter pares entre os economistas da face da Terra, uma espécie de factotum que operaria todas as ilusões liberais e privatistas que seduzem o candidato do PSL.
Aliás, é impressionante como Bolsonaro, em sua primeira alocução depois do resultado, sentou-se ao lado de Paulo Guedes, e não de seu candidato a vice, o general Mourão, como seria natural.
Enfim, e só isso que Bolsonaro precisará fazer para manter a vantagem que conquistou neste primeiro turno.
Dito isso, acompanhemos os próximos capítulos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente uma apologia ao PT e de uma parcialidade digna do Granma, esse seu retórico e cesarista texto.

Não use os ataques falaciosos e vis contra pessoas que têm o direito de escolher Bolsonaro. Assuma seu lado, mas respeite os outros.

Esse "modus operandi" já tá muito chato e completamente inverossímil.

Seja uma pessoa justa e sem uma opinião formada precipitadamente, sem maior ponderação, com a mesmice de um conceito formado antes de se ter os conhecimentos necessário.

AHT disse...

Acróstico “TORCIDA DO CABRESTO”

Trabalhadores na geral
Os poderosos nos camarotes
Radicais gritando e atiçando
Conservadores fazendo poses
Ingênuo povo torcedor dançando
De um extremo ao outro do estádio
A mídia faturando

Democracia escrita em faixas
O relógio marca 44 minutos do segundo tempo

Camarotes regados a uísque e caviar
Arquibancadas, torcidas raivosas
Brasil vem à mente e,
Rapidamente, o estádio explode!
Eleição foi fraudada, minha gente!
Sorrisos nos camarotes, povo se revolta
Tropa de choque chega
O povo se aquieta e volta pra casa...


AHT
09/10/2018

Pedro do Fusca disse...

É triste ver que o Blog tão respeitado esta tendenciosamente a favor do PT e seus bandidos. Como alguem tem a audácia de ser a favor do candidato do aborto,do kit gay nas escolas, a favor da roubalheira desenfreada do PT a troco de de uma democracia que tudo pode? Paulo, não vá na historia destes ptralhas que foram contra o governo militar, pois na minha familia ninguem foi preso e muito menos "torturado". Por fim precisamos de alguem com moral para governar o Brasil e Bolsonaro certamente o fará contra a maioria de jornalistas e imprensa do Brasil, pela vontade do nosso povo.
Pedro de Carvalho Lopes.

Anônimo disse...

"Bolsonaro, de extrema direita e difusor de conceitos morais deploráveis, mas que soam como música maviosa em milhões de ouvidos férteis a falsos e enganosos moralismos".

Qual a régua que usas para fazer esse julgamento?