quinta-feira, 19 de março de 2015

Os "riquinhos" foram às ruas. Mas a rejeição é geral.


E agora, meus caros?
Como é que alguém poderá dizer em casa que os insatisfeitos com o governo Dilma são apenas os riquinhos, aqueles que, vejam só, conseguiram largar seus computadores, envergaram roupas e óculos de grife e foram para as ruas, no último domingo, dar eco às suas indignações?
A pesquisa do Datafolha, divulgada ontem, desmente definitivamente esta tese, a de que os indignados das ruas são apenas, no dizer dos porta-vozes governistas, aqueles que integram "segmentos críticos" ao governo ou, para falar mais claro, os que votaram em segundo turno no candidato tucano Aécio Neves (PSDB-MG), que disputou com Dilma o segundo e foi derrotado, em outubro do ano passado.
Antes de olharem para cima, olhem para o que está aí embaixo, extraído do site da Folha. Observem lá.
Sem dúvida, os que foram para as ruas no domingo têm renda muito maior e formação intelectual melhor do que os que aderiram à manifestação da sexta-feira anterior, favorável ao governo Dilma.
Também não há dúvida de que a esmagadora maioria dos que protestaram contra Dilma votaram em Aécio Neves (82%).
E aí?
E aí, agora sim, olhem para o infográfico que está acima. Olhem com muitíssima atenção.
Não se trata mais de mensurar as preferências de gente que foi para as ruas na sexta-feira e no domingo. Trata-se, sim, de avaliar as avaliações e expectativas dos brasileiros - petistas, tucanos, aecistas, dilmistas, integrantes das classes A, B, C, D, E, F... Z, enfim, todo mundo.
E vejam só no que deu.
Deu no seguinte: à exceção dos simpatizantes do PT e dos próprios eleitores do partido, todos os demais segmentos socioeconômicos, políticos ou demográficos, de acordo com o apurado pelo Datafolha, reprovam majoritariamente o desempenho de Dilma Rousseff.  Constata-se, vale ressaltar, que a rejeição ao governo de Sua Excelência disparou até mesmo nos estratos sociais mais beneficiados pelas políticas sociais do governo.
Pela primeira vez, a maioria dos que têm menor renda e menor escolaridade classifica a gestão da presidente como ruim ou péssima. O mesmo ocorre nas regiões Norte e no Nordeste, tradicionais redutos petistas.
Então é assim: os riquinhos é que foram para as ruas em maior número? Sim. Mas a reprovação ao governo Dilma envolve todo mundo? Sim.
Ou melhor: nada menos do que 62% rejeitam o governo, de acordo com o Datafolha.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Ou não?





2 comentários:

Anônimo disse...

Já sei a "espilicação" que os cumpanherus tem:
"Isso é coisa da mídia golpista."
Simples assim.

E parabéns ao gobierno pela primeira grande providência para mudar o rumo das manifestações: fez aprovar a verba oficial aos partidos, elevada de 200 "milhão" pra 800 "milhão", ebaaaaaaaaa!!!
Agora vai!!!

Anônimo disse...

Culpa do fhc e da CIA.