quinta-feira, 14 de julho de 2011

"À Ordem sempre servimos, dela nunca nos servimos!"



O Espaço Aberto recebeu, no início da madrugada desta quinta-feira, cometário em postagem relativa ao angu da OAB.
Não é um cometário anônimo.
É assinado.
Quem o assina é o advogado Eduardo Duda Klautau, cujo avô, o velho Aldebaro Cavaleiro de Macedo Klautau, inscreveu seu nome como sinônimo de honradez não apenas na história da OAB, mas na história da advocacia paraense e brasileira, despontando como um dos mais notáveis combatentes pela democracia e pelas liberdades.
Abaixo, na íntegra, o comentário de Duda.
E acima, com Beth Carvalho - ainda bem mais nova, 30 anos atrás -, ou Vou festejar, cujos versos Duda, em parte, menciona no comentário.

-------------------------------------------------

Aqui estava eu calado! As duas últimas vezes em que me manifestei publicamente sobre a OAB foram em carta de renúncia à Vice Presidência e em declaração de apoio ao Sérgio – mas não dá, meu sangue borbulha de tristeza, frustração e raiva!
Em verdadeiro teatro do absurdo transformaram a nossa querida e outrora tão respeitada OAB/PA. E mais uma vez discute-se o sexo dos anjos.
Não sou “O Astro” de Janete Clair, mas o óbvio é fácil de adivinhar – ou de ver:
• Conselheiro eleito comprando imóvel da Ordem por interposta pessoa – não pode, é imoral!
• Qualquer um que conheça minimamente o Evaldo sabe que ele nunca assinaria isso – primeiro porque ele é SÉRIO; segundo porque a Subseção não queria a venda; terceiro porque ele sequer precisava assinar.
• Alguém mandou a Cynthia assinar pelo Evaldo – não foi ele, foi alguém que “manda mais” do que ele; foi alguém que exige, exige, exige tudo e exigiu que todos os Diretores assinassem a tal procuração, tentando legitimar uma SAFADEZA!
• Quando o Conselho “autorizou” a “operação”, pelo que sei, o cheque de trezentos E UM mil reais, já estava até depositado.
As “apurações” podem até ser necessárias quanto aos aspectos criminais do “angu”, mas quanto aos políticos e morais não deveriam ser – se tivessem vergonha na cara, os responsáveis renunciariam!
Mais ainda: todos aqueles que compactuaram com a tática de que os fins justificam os meios, que concordaram em deixar usar a Instituição para satisfazer caprichos de poucos, precisam urgentemente acordar – o poder é efêmero, a história severa com os omissos!
Não resisto ao EU AVISEI, ESTOU AVISANDO HÁ ANOS!
Fui taxado de imaturo e pueril – justificativa “política” para minha renuncia. Agora digo: BEM FEITO PARA VOCÊS E LASTIMÁVEL PARA A ORDEM!
Me vem a cabeça a imagem de Santo Ivo, que espero ainda esteja no Plenário, saída da sala da casa do meu avô, e imagino o Santo cantando em nome da Ordem:

Chora, não vou ligar
Chegou a hora
Vai me pagar
Pode chorar, pode chorar (mas chora!)
É, o teu castigo
Brigou comigo
Sem ter porquê
Eu vou festejar, vou festejar
O teu sofrer, o teu penar
Você pagou com traição
A quem sempre lhe deu a mão


Não sei se orgulho é bom ou é ruim, mas esse eu tenho: à Ordem sempre servimos, dela nunca nos servimos!

Eduardo – Duda – Klautau.

11 comentários:

Anônimo disse...

Verdade a história não perdoar os omissos.

Anônimo disse...

apoiou o sérgio no último dia, se manteve calado durante toda a campanha, e ainda espalhava que tinha sido convidado pelo jarbas para ser vice

Anônimo disse...

Caro Dr. Klautau, respeito sua opiniao, concordo em parte, contudo, é necessário fazer uma correção, pois talvez o Sr. nao esteja devidamente informado.
O Sr. diz que "Qualquer um que conheça minimamente o Evaldo sabe que ele nunca assinaria isso – primeiro porque ele é SÉRIO; segundo porque a Subseção não queria a venda; terceiro porque ele sequer precisava assinar."
Meu caro colega, procure ler oos documentos, e verá que a iniciativa da venda do terreno, foi do Presidente da Subseção de Altamira!!! E a pergunta que ninguem ainda fez é; PORQUE?!
Por oportuno, vou mais além, quando da proposta - originária de ALTAMIRA - que gerou este "angu" todo, nao há um documento, uma ATA DE REUNIAO sequer, dizendo que A DIRETORIA ou os ADVOGADOS da Subseção de Altamira, eram a favor da venda do terreno. PORQUE?!?
Parece-me que alguem se insurgiu porque foi passado pra trás...

Anônimo disse...

Ele mesmo diz que foi imaturo! Na verdade desde de criança foi acostumado a quando estava com raivinha a pegar a bola, por ser o dono, e ir embora, deixando os "amigos" no fogo!

Se estava "avisando há anos" porque não denunciou, porque não participou da campanha?

Quando o Jarbas e o Ophir gastaram 3 ou 5 milhões na campanha, ele teve medo!

Falar é fácil

Anônimo disse...

Mais espantoso foi a entrevista do Jarbas Vasconcelos hoje no rádio e ouvi-lo dizer que "tudo foi feito na mais solar clareza", dentro da moral e da ética.
Afe!
E que todo esse angu não passa de factóide "produzido pelos que se incomodaram com a passeata anti-corrupção" da OAB.
Ohhhhhh.
Então tá, cheiroso.

Hilda Regina Medeiros disse...

Bom, na parede do Plenário do CONSELHO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SEÇÃO DO PARÁ, tem uma frase do querido Mestre Egydio Salles:

A ADVOCACIA NÃO É PARA COVARDES.

Como tem anônimo que gosta de bater sem mostrar a cara, vou lembrar que A CARTA DE RENÚNCIA do Duda Klautau FOI UMA DENÚNCIA. Contudo, tem gente que gosta de pagar pra ver, atraiçoar, chamar de DETALHE um acordo espúrio que foi ALARDEADO como UNANIMIDADE na classe.
A verdade sempre vem a tona.
È, Duda... Tua frase na carta-renúncia é perfeita. Ela vem de profissionais que defendem A CLASSE, A SOCIEDADE, A CONSTITUIÇÃO... Bons tempos em que a ÉTICA era o azimute desta entidade.
Mas a vida segue. Agora, vemos a entidade de Rui Barbosa, Clóvis Bevilácqua, Orlando Bitar e Otávio Mendonça ser achincalhada por partidarismos e egos inflamados de pessoas egocêntricas que, por status pessoal ou "glamour" só querem saber do próprio "umbigo".
Antes que alguém ache que falo dos PALÁCIOS DE BRASÍLIA - mesmo que o modo de atuar seja o mesmo - falo de quem abriu a porta, de quem sentou na cadeira e de quem apoiou essa sordidez que leva uma instituição, outrora revestida de HONRA E DIGNIDADE, a fossa de um reles sindicalismo de quinta categoria, sem direito a escalas.
Os detalhes? Ei-los:
. Jarbas Vasconcelos no Pará, Ophir Jr em Brasília.
OAB/PA - OLHA O TQQ AI GENTE.
OAB/PA - PALCO DE FALSIFICAÇÃO.
OAB NACIONAL omissa frente as ações do Executivo, Legislativo e Judiciário.
Hoje encontrei pessoalmente com Evaldo Pinto. Penhorei minha solidariedade a ele, e SOMENTE a ele.
É triste quando se percebe que quando se come com porcos, é sinal que se frequenta chiqueiro.
Passei bem longe disso tudo, esperando e torcendo pra não ter que ver pessoas queridas afundadas na fantasia das desculpas esfarrapadas que arranjaram para permanecer na entidade.
Meus amigos - que vão se reconhecer no texto - impossível evitar e, pior, não quero: EU AVISEI!
Sempre defendi a classe, a Justiça Social e a Ética.
Nunca VIREI A CASACA! Não preciso de desculpas pra assumir minhas escolhas, pois elas são MINHAS. E são as de sempre, pois fazem parte do JURAMENTO QUE FIZ AO RECEBER MEU DIPLOMA E MINHA CARTEIRA DA OAB.
Fazer o quê? Fingir que nada aconteceu? Impossível. Nunca fui omissa nem caçadora de comendas.
Como sempre SERVI a OAB, vou aceitar a sugestão do Duda e cantar:

"Mudaram as estações, nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Tá tudo assim tão diferente
Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber, que o pra sempre, sempre acaba.
Mas nada vai conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguém só penso em você
E aí, então, estamos bem
Mesmo com tantos motivos
Pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar agora tanto faz
Estamos indo de volta pra casa"
HORA DE ACORDAR, CLASSE!
HORA DE DEFENDER O CASARÃO, NOSSA CLASSE, NOSSO POVO, NOSSO ESTADO E NOSSO PAÍS!
Outrora fomos a vanguarda social deste país.
Já chega de chafurdar na lama.

Eduardo Duda Klautau disse...

Vamos lá, em homenagem ao livre debate:

1 - Não me envolvi na campanha do Sérgio porque não quis participar do processo eleitoral - a manifestação que fiz foi o nível de envolvimento que escolhi. Direito meu!
2 - Não espalhava que havia sido convidado pelo Jarbas para ser seu Vice. Dizia a quem me perguntava porque fui convidado e declinei;
3 - Não disse que fui imaturo. Disse que fui taxado de imaturo - é bem diferente. Nunca fui do tipo "dono da bola", os que me conhecem sabem;
4 - Na Ordem fui Conselheiro, Secretário Geral, Diretor Tesoureiro, Vice Presidente da Secional e da Comissão de Planejamento e Extratégia do Conselho Federal. Servi a Instituição com muito prazer por quase 10 anos, acreditando que precisávamos fazer parte do processo para mudar o rumo das coisas;
5 - Meus posicionamentos sempre foram claros, objetivos e diretos. Sempre disse e tentei mudar o que considerava errado - minhas contribuições estão registradas na OAB e são de conhecimento dos colegas. Só que cansei, cansei de remar contra a maré! E você Colega Anônimo, o que fez?
6 - Eles gastaram tudo isso? Que pena! Não tenho medo de dinheiro, nem de embates - voto de advogado não se compra.

Anônimo disse...

Não são só Conselheiro (+ de 6) q pensam em renunciar. Presidentes das Comissões tb estão dispostos, e não são nem 1 nem 2 nem 3 nem 9...

Anônimo disse...

O importante agora é que haja uma apuração séria acerca de TODOS OS FATOS que cercaram esse "angu". Todos nós sabemos, aliás acho que até o guardador de carro da pracinha em fente a OAB sabe, os motivos que se escondem por trás dessa venda. Isso não é segredo para ninguém e é justamente disso que os investigados estão morrendo de medo.
Eles sabem muito bem o que poderá a vir ser descoberto, sabem sim!
Agora, o que desejamos é que pelo menos a verdade formal venha a tona, o que já renderá um bom caldo e fará muita gente sair pela porta dos fundos.

Anônimo disse...

Sou recém formado e gostei muito de ler essas postagens dos drs. Regina e Eduardo. Espero sinceramente que a OAB, que faço parte recentemente, passe a limpo e que as pessoas que mancham a instituição sejam retiradas.

Anônimo disse...

Chega de resistências por interesses pessoais, respeitem a instituição e não suas vontades e orgulhoss pessoais! AFASTAMENTO JÁ