terça-feira, 27 de abril de 2010

Ex-secretário é acusado por prejuízo de R$ 41 milhões

O ex-titular da secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedurb) do Pará Paulo Elcídio Chaves Nogueira, um integrante da comissão de licitação da secretaria, Heraldo Berthollet Aguiar Grana, e 15 construtoras foram acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de improbidade administrativa na contratação e acompanhamento de obras de saneamento básico que causaram prejuízo de R$ 41,8 milhões aos cofres públicos. As sete ações foram encaminhadas à Justiça Federal nesta segunda-feira, 26 de abril.

As ações judiciais referem-se a irregularidades em obras do projeto Alvorada, lançado pelo governo federal há dez anos. Baseando-se em operações de fiscalização feita pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Auditoria Geral do Estado (AGE) e pela própria Sedurb, o procurador da República Bruno Araújo Soares Valente elenca uma série de deficiências na contratação e execução de obras que deveriam ter beneficiado 50 municípios.

Os contratos entre os governos federal e estadual foram assinados em 2002. Em 2005, uma equipe da Funasa e Sedurb constatou que as obras estavam paralisadas havia cerca de dois anos. Devido às inúmeras denúncias de irregularidades, a então promotora de Justiça em Mãe do Rio, Myrna Gouveia dos Santos, pediu providências ao TCU, que confirmou as irregularidades detectadas pela fiscalização da Funasa e Sedurb e detectou outras (veja abaixo a relação dos principais problemas encontrados nos contratos e na execução das obras).

Em 2007 houve outra investigação, dessa vez pela AGE, que novamente confirmou a existência de uma série de deficiências. Caso condenados, os acusados podem ter seus direitos políticos suspensos por até dez anos, podem ser obrigados a reparar integralmente o dano e a pagar multa equivalente ao triplo do valor desviado.

 

Acusados de improbidade administrativa:

1.Atlantis Engenharia Ltda.

2.Construtora Amazonas Ltda. (acusada em duas das ações)

3.Construtora Habitare Ltda.

4.Construtora Mauá Júnior Ltda.

5.DM Construtora de Obras Ltda.

6.Efunorte Engenharia Ltda.

7.Egesa Engenharia SA

8.Estacon Engenharia SA (acusada em duas das ações)

9.Geoserv Serviços de Geotécnica e Construções Ltda

10.Heraldo Berthollet Aguiar Grana (consultor jurídico e membro da comissão permanente de licitação da Sedurb)

11.Laje Construções Ltda.

12.Luiz Pires Maia Júnior

13.Mape Engenharia Ltda.

14.Paulitec Construções Ltda.

15.Paulo Elcídio Chaves Nogueira (ex-titular da Sedurb - acusado em todas as sete ações)

16.Servic Construtora Indústria e Comércio Ltda (acusada em duas das ações)

17.Vega Construções Ltda.

 

Fonte: Ministério Público Federal

3 comentários:

Anônimo disse...

Bemerguy seu blog está mais uma vez de parabéns.

Como todo bom jornalista, você foi atrás dos fatos e publicou a versão correta da notícia.

Coisa de quem tem responsabilidade com a informação que passa aos seus leitores.

Infelizmente, a blogosfera está coalhada de pessoas que não se preocupam com isso.

Essa é a diferença entre quem é blogueiro de fato e gente metida a blogueiro que vive de fazer fofocas e fruticas.

Aos falsos blogueiros que acham que o sensacionalismo é o único caminho para atrair leitores para seus blogs, vai um recado: A sociedade está cada vez mais atrás de informação de qualidade.

Em longo prazo, quem aposta na fofoca e na intriga está fadado ao esquecimento.

Anônimo disse...

Excelente materia, só faltou acrescentar que o acusado, foi Secretário, no Governo Tucano.
Abraços.
João Costa.

Anônimo disse...

Vejam só que curioso: a Vega Construções Ltda é a mesma empresa que, sob outra razão social, construiu e foi responsável pelo desabamento do Edifício Raimundo Farias, que matou operários cujas famílias vivem na miséria. Os responsáveis não só saíram ilesos e sem nenhuma penalização, como mudaram a razão social e ainda participam de maracutaias públicas.Assim caminha o nosso Brasil. alguém acredita que agora eles padarão pelo crime?