terça-feira, 27 de abril de 2010

IBGE inicia a pré-coleta do Censo 2010

Além de reunir informações sobre a quantidade e a localização dos domicílios somente em áreas urbanas, a operação servirá para a coleta de características como identificação do logradouro, tipo de pavimentação, iluminação pública, arborização, bueiro ou boca de lobo, esgoto a céu aberto ou vala, depósito ou acúmulo de lixo.
Entre abril e maio, o IBGE sai às ruas para realizar a Pré-coleta do Censo 2010. Esta é uma das principais fases de preparação da operação censitária e envolverá todos os cerca de 25 mil Agentes Censitários Supervisores - ACS’s contratados pelo Instituto em todo o país, com o objetivo de atualizar os mapas e a listagem de domicílios do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos – CNEFE. Isso otimizará a duração e a qualidade do trabalho durante a coleta do Censo que inicia no mês de agosto. No Pará, a Pré-coleta mobilizará 840 Agentes Censitários de Supervisão que irão às ruas e mais cerca de 200 pessoas entre Agentes Censitários Regionais e Municipais e Subáreas, que supervisionarão os trabalhos.
Nos dois anos que antecedem a etapa de coleta de dados do Censo, o IBGE prepara e atualiza a Base Territorial do país, que é o conjunto de mapas e cadastros que contém informações de diversas áreas (estados, municípios, bairros, aglomerados, distritos, quarteirões etc.). Consequentemente, é neste período que são planejados e definidos os setores censitários, que constituem a área de trabalho de cada recenseador. O setor censitário é a unidade formada por área contínua inteiramente classificada como urbana ou rural; sua dimensão, número de domicílios e de estabelecimentos permitem ao recenseador cumprir suas atividades em um prazo determinado, respeitando o cronograma de atividades.

Fonte: Assessoria de Imprensa do IBGE

Nenhum comentário: