sexta-feira, 5 de março de 2010

“Vamos votar nulo”

De um Anônimo, sobre a postagem Votar em branco ou nulo também é defender a democracia:

Vamos votar nulo.
A democracia não se restringe a um texto pronto e acabado a ser imposto (forma). A democracia se constrói no contexto em que se pretende realizá-la. Portanto, a democracia, ao mesmo tempo em que influi sobre a realidadde enquanto valor fundante do mundo democrático contemporâneo, dessa mesma realidade sofre influxos.
Noutras palavras, a construção e a consolidação dos valores democráticos numa dada sociedade é resultado de seu texto (valor) e do seu contexto (social, econômico, político e cultural).
De mais a mais, a democracia não se restringe ao ato de escolher ou não de um candidato para exercer um mandado. Se assim, fosse seria como passar um cheque em branco e pronto. Em que pese o fato de que essa sensação seja muito forte no eleitor atualmente. Resta ao eleitor, com seu voto, mudar esse cenário e sensação.
De modo que o eleitor faria um grande favor para o aperfeiçoamento da democracia se, diante de candidatos (os mesmos dos mesmos, os filhos dos mesmos, com os mesmos viços e vícios), não votasse em nenhum deles. Pois a insatisfação com os políticos e com a política é crescente na consciência social.
Se isso acontecer, a qualidade dos candidatos tenderá a melhorar e diminuirá a frustração do eleitor. O único momento que o eleitor tem de reagir de modo peremptório aos maus políticos é no ato de votar, ainda que tenha outros meios constitucionalmente para exercer no curso de um mandato, mas via de regra não o faz. E não me venham mais com esse papo furado de legitimidade, que tem servido muito bem e cada vez mais aos maus políticos, e pouco para a qualidade da representatividade democrática.

9 comentários:

Anônimo disse...

IMAGINE se nas próximas eleições para governador todos (utopia) votassem NULO! Nem o John Lennom acreditaria. Se forem esses canditados que estão sendo apresentados, eu vou continuar a votar NULO. Ah, com o dinheiro do meu IPTU/2010 o prefeito não vai fazer graça não! Não vai me tirar para otário.

Anônimo disse...

Melhor seria tornar o voto facultativo. Não é um DIREITO? exercita quem quiser, não é mesmo?

Paulo Sávio Alves disse...

Caro Paulo, fiquei feliz em perceber que minhas avaliações sobre o meu voto não são isolados.
Faço minhas essas palavras do seu autor anônimo e, por isso, postei no meu blog, com meus comentários pessoais.

Anônimo disse...

Sem comentários.
Votar em branco ou nulo, melhor se enterrar vivo.
Covardia pura, para sí e para com a sociedade.
Votar é mm direito, cobrar é uma obrigação. Votar branco ou nulo é se acovardar.
Tenho dito.

Bia disse...

Bom dia, caro Paulo:

a polêmica seguiu seu curso e fiquei com vontade de palpitar.

O voto nulo é legítimo, como expressão da negação da "oferta".

Sou da geração que aprendeu a escolher o menos pior para que avançássemos, etc e tal. Até chegar à conclusão de que às vezes o menos pior era também retrocesso.

Por este "retardamento cívico" só votei nulo em 2006, quando concluí que votar em Lula ou em Alckmin era coonestar o esbulho.

Custei para admitir que era legítimo negar. Hoje assimilo isso sem traumas.

Abração.

Bia disse...

Caro Paulo,

achei que a palavra esbulho ficou muito forte. Exagerada. Mas era impossível escolher entre o atraso da vanguarda e a vanguarda do atraso.

Abração.

Paulo Sávio Alves disse...

Caro Anônimo que falou que votar nulo é covardia. gostaria de lhe dizer que votar nulo é uma opção de quem não concorda com o que existe por ai.
covardia é fazer um comentário e não se identificar.
Isso sim é covardia!
E tenho dito!

Hertz Raya Zocolan Silva disse...

Sou obrigado a votar!
E isso é um direito?
Ser obrigado a votar nao é democracia! É a ditadura do voto!
Por isso sobra o que?
Votar Nulo ou justificar!
Mas como vivemos em um pais de alienados pelo futebol, novela e carnaval, essa situação nunca sera revertida!
Viva a politica do páo e circo!!

Jumar Medeiros disse...

Democracia? se o voto é obrigatório. Penso em votar nulo sim. Não concordo c/opções apresentadas. Se vc vota em um dos pilantras(candidatos) esta passando o cheque em branco, ele se protege com a impunidade parlamentar e pode fazer o que bem entender(aumentar o próprio salário, empregar a família toda, frequentar uma vez p/semana o parlamento, receber n benefícios entre outros)e vc fica por otário que votou e ele nem aí p/população.