quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Quaresma abre com missas

No AMAZÔNIA:

Cerca de mil fiéis participaram ontem das celebrações que deram início à Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa. Em Belém, foram realizadas quatro celebrações oficiais, que aconteceram na Igreja do Carmo, no bairro da Cidade Velha, às 7h, 9h, 12h e 19h. Esta última rezada pelo Arcebispo de Belém, Dom Orani João Tempesta. No sermão, ele falou sobre a importância de se levar a sério o tempo da Quaresma e sobre a Campanha da Fraternidade, que este ano traz o tema 'Fraternidade e Segurança Pública'.
Diego Flexa, catequista da Igreja do Carmo, explicou que outras paróquias da capital e de outras cidades do estado também realizaram celebrações para abrir a Quaresma, mas ressaltou que a grande celebração foi realizada ontem à noite, com a presença de Dom Orani. 'Essa (a missa das 19h de ontem) é a única missa solene, pois é rezada pelo Arcebispo, que através da Imposição das Cinzas tenta mostrar aos fiéis a importância desse momento', disse o catequista, se referindo à cerimônia em que Dom Orani e os outros padres presentes, entre eles o pároco da Igreja do Carmo, padre Gonçalo, fizeram cruzes com as cinzas, que são originárias da queima dos ramos recolhidos no Domingo de Ramos do ano passado. 'Os ramos são queimados e as cinzas depositadas em uma ânfora, espécie de recipiente sagrado, até que possam ser usadas na Quarta-feira de Cinzas, na abertura da Quaresma', explica Diego Flexa.
Durante a missa solene, Dom Orani disse que a participação da comunidade católica nas celebrações da Quaresma devem acontecer de forma natural. 'É preciso abrir o coração, pois são muitas as situações que o mundo enfrenta. As disputas pelo poder, o consumismo. O jejum é importante, pois vimos uma grande onda de penúria. Mas tudo isso tem que vir do coração. Todos devem levar a sério o tempo da Quaresma, através das confissões, por exemplo, para que seja um momento de caminhar para a Páscoa com renovação no coração e na alma', aconselhou o Arcebispo.
Dom Orani enfatizou o período como uma época que não dura apenas os 40 dias, mas o ano inteiro, já que a Campanha da Fraternidade é focada em segurança, que, para o religioso, depende de uma reeducação da sociedade. 'É preciso conversa, diálogo, respeito às diferenças. É necessário se adaptar à modernização para que se possa conviver com a justiça. Não basta somente a Justiça dos homens, o Governo ou as organizações. Estamos vivendo em uma sociedade onde um quer matar e roubar o outro. É necessário uma reeducação e a Campanha da Fraternidade nos questiona sobre isso', observou Dom Orani.
Frequentadora da missa da Quaresma em outra igreja, a comunicadora Jaqueline Bueno, de 42 anos, assistiu à missa solene na companhia da mãe e da filha. Para ela, o momento foi de emoção, pois é quando ela se sente mais próxima de Deus. 'É a primeira vez que assisto à celebração oficial de abertura da Quaresma, mas sinto uma aproximação muito grande de Deus e de toda a divindade. Posso dizer que me preocupo muito, pois hoje, aqui, a igreja não está totalmente lotada, e ontem, quando fui até a Estação das Docas com a minha família, nem pude entrar de tanta gente que tinha por lá. Aí, fico me perguntando como pode as pessoas se preocuparem mais com o carnaval do que em vir participar de uma celebração tão importante como essa?', questiona Jaqueline.
Hoje, amanhã e sábado, acontecem missas em diversas paróquias de Belém e do interior. Na Igreja do Carmo, hoje, a missa será celebrada às 6h30; amanhã, às 18h; e no sábado, às 19h. Os horários das missas também podem variar de acordo com cada paróquia.

Nenhum comentário: