sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Cai assassino de advogado

No AMAZÔNIA:

Apontado como matador do advogado José Francisco Vieira, do Grupo Líder, em novembro passado, Emerson Viana, o 'Cearazinho', foi morto no interior do Maranhão. Outro envolvido no mesmo crime, Walber Santana Muniz Franco, o 'Negão', foi baleado na mesma ocasião, mas não corre risco de morte. Ambos foragidos do Complexo de Americano, eles trocaram tiros com investigadores do Grupo de Polícia Metropolitana (GPM), de Belém. Os policiais apreenderam dois revólveres, de calibre 38, e uma pistola calibre 6.35. Duas mulheres, uma delas companheira de 'Cearazinho', foram presas.
Coordenador do GPM, o delegado Éder Mauro contou que, quatro dias antes do carnaval, 'Cearazinho' viajou para o Estado do Maranhão. Durante as investigações, os policiais descobriram um telefone público do qual ele havia telefonado. O 'orelhão' fica na cidade de Santa Inês. Uma vez descoberto esse local, os quatro investigadores do GPM começaram a realizar buscas na área, mas sem chamar a atenção. Qualquer movimento em falso e 'Cearazinho' poderia fugir.
Por volta das 21 horas da última quarta-feira, os policiais localizaram 'Cearazinho'. Ele estava com mais dois homens, um dos quais 'Negão', e duas mulheres. O delegado Éder Mauro disse que, assim que os dois homens foram abordados, e receberam voz de prisão, sacaram as armas e atiraram nos policiais. Estes revidaram. Éder Mauro contou que sua equipe socorreu 'Cearazinho' e 'Negão', levando-os ao hospital local, onde ele disse ter sido constatada a morte do primeiro. Mesmo ferido, ainda segundo o delegado, 'Negão' correu e escondeu-se em um mato, no qual foi detido.
A troca de tiros aconteceu no terminal rodoviário de Santa Inês. As informações apuradas pelos policiais indicam que as mulheres embarcariam em um ônibus para Belém, e que 'Cearazinho' e 'Negão' foram acompanhá-las, mas permaneceriam naquela cidade maranhense. O terceiro homem seria Thiago, também conhecido como 'Tebe', outro foragido da cadeia de Americano, e que deixou a cadeia no mesmo dia que 'Cearazinho' e 'Negão'. As mulheres foram identificadas como Gheisa Leila Lobato, companheira de 'Cearazinho', em cuja bolsa estava a pistola, e Glenda Suelem Neves Lima, amiga de Gheisa. As duas são de Belém.
Os policiais também identificaram o homem que dava apoio aos dois foragidos. Trata-se de Rogério Melo Belga. Em 2006, Rogério e mais 11 homens foram presos, em Santa Maria do Pará, acusado de pertencer a um grupo que se prepararia para roubar um carro-forte. À época, os policiais apreenderam até fuzil com o bando. A ação da equipe do GPM em Santa Inês teve o apoio do major Marques Neto, comandante local da Polícia Militar. O delegado Eder Mauro, coordenador do GPM, informou que os policiais vão permanecer no Maranhão, aguardando a autorização da Comarca Judiciária local para transferência dos presos para Belém, onde ficarão recolhidos na Delegacia do Marco à disposição da Justiça. Walber e as mulheres foram autuados em flagrante por porte ilegal de armas de fogo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Merece elogios esse trabalho da Polícia.
Merece sim.

Anônimo disse...

Bom trabalho policial.
Merece elogios.