quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Bloco arrasta multidão

No AMAZÔNIA:

Hoje não tem mais, mas ontem, sob forte chuva, o carnaval ainda levou uma multidão para as ruas de Icoaraci. Eles deram vida à décima-quarta versão do bloco 'Rabo do Peru' que, este ano, substituiu o trio elétrico pelas aparelhagens.
O bloco saiu da concentração, na travessa Soledade, por volta das 14h30. Foram gastas cerca de três horas para que ele chegasse até o porto de Icoaraci, onde a programação ficou concentrada até as 19h, quando foi encerrada pelos organizadores.
O presidente do bloco, Marcos Moraes, revelou que a diretoria decidiu abolir o trio elétrico a partir deste ano. No lugar dele foram introduzidas três aparelhagens sonoras, uma forma de valorizar esse elemento cultural local.
Um trenzinho sonorizado também fez a alegria de quem passou a quarta-feira de cinzas brincando atrás do carro alegórico que carrega o peru gigante de papelão, símbolo do bloco. A animação era total dentro do bloco, que é considerado um dos maiores do país. A estimativa dos organizadores era de que cerca de 80 mil pessoas tenham participado.
A maior parte da multidão acompanhou o cortejo mas, por volta das 17h30, muitas pessoas ainda tomavam as ruas de acesso ao porto para acompanhar a última hora da programação.
Enquanto muitos trabalhavam no comércio que abriu quase totalmente no distrito. Quatro quarteirões da orla, no trecho entre a Itaboraí e a Lopo de Castro, foram totalmente ocupados pelos foliões. Muitos dos brincantes do Rabo do Peru ainda puseram a fantasia para aproveitar o último dia de carnaval. Nos três quilômetros de percurso era possível conferir uma amostra da irreverência dos moradores do distrito.
O cozinheiro Alfredo Sales, por exemplo, precisou de um amigo para traduzir o que dizia já que a fantasia incluiu uma dentadura que insistia em saltar quando ele falava. De sombrinha na mão e uma saia que cobria os pés, ele se travestiu de avó e ainda teve a ajuda da esposa para se preparar. O estudante Maurício Barros, de 20 anos, preferiu um vestido mais justo, da namorada.
Junto de um terceiro amigo, eles se entitularam 'As três irmãs', num espírito de brincadeira que já repetem há anos.
'É muito bom', diz Maurício, apenas um dos inúmeros travestidos do Rabo do Peru. A festa teve também baiana vendendo acarajés em formato de pênis, 'mulatas' nada esbeltas ou que apenas se enrolaram em uma toalha, mas não esqueceram a maquiagem e até quem brincou sem fantasia.

Nenhum comentário: