quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Lula entrega diretoria da Petrobras ao PMDB

Na FOLHA DE S.PAULO:

Em reunião com o ministro José Múcio (Relações Institucionais), o presidente Lula decidiu ontem que a diretoria Internacional da Petrobras será dada ao PMDB. O partido indicou Jorge Zelada para o posto.
Zelada, hoje gerente da área de engenharia da Petrobras, será nomeado na cota do PMDB de Minas, mas também tem o apoio da direção nacional do partido. O PT, que hoje comanda a diretoria, cederá a vaga.O senador Delcídio Amaral (PT-MS) é o padrinho político do atual diretor, Nestor Cerveró.
Segundo a Folha apurou, a intenção do presidente é nomear aos poucos os indicados pelo PMDB. Nas palavras de um auxiliar direto, o governo não quer dar a impressão de uma "avalanche" de fisiologia. Múcio tem negociado cargos com a cúpula do PMDB a fim de assegurar apoio do partido às medidas de aumento de impostos e corte de gastos que o governo adotou para compensar a perda da CPMF.
No seu primeiro dia de trabalho como ministro de Minas e Energia, Edison Lobão teve como tarefa tratar de um assunto que há meses incomoda a bancada do PMDB: a divisão de cargos do partido no setor elétrico. A cobiçada presidência da Eletrobras deverá ficar com Evandro César Camillo Coura, que hoje comanda a ABCE (Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica).
Engenheiro eletricista formado pelo Instituto Militar de Engenharia, Evandro Coura é funcionário de carreira do BNDES. Porém, desde 1999, vinha trabalhando no Grupo Rede, um dos maiores do país na área de distribuição de energia.
Sua indicação foi oficialmente assumida pela bancada do PMDB do Senado, tendo à frente o presidente da Casa, Garibaldi Alves (RN). No entanto, a Folha apurou que o senador José Sarney (PMDB-AP) é padrinho da nomeação de Coura. Como Sarney já indicou Lobão para ministro, ele prefere que a bancada assuma o nome.

Mais aqui.

Nenhum comentário: