segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Lula cospe no prato em que comeu, diz dom Cappio

Em O ESTADO DE S.PAULO:

Recuperado da greve de fome de 24 dias realizada em Sobradinho (BA) no fim do ano passado, o bispo de Barra (BA), d. Luiz Flávio Cappio, afirmou ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “cospe no prato em que comeu” e dá as costas aos movimentos sociais, ao se negar mais uma vez a abrir o diálogo sobre as obras de transposição do Rio São Francisco.
“Na hora em que os movimentos sociais conseguiram colocá-lo lá onde ele está, na hora em que ele alcançou o poder, ele dá as costas aos movimentos sociais, esquece os movimentos sociais. Eu diria que ele cospe no prato em que comeu”, disse o bispo, em entrevista durante uma visita a São Paulo, onde celebrou uma missa em homenagem a migrantes baianos. “Quando precisou dos movimentos sociais para se eleger, se elegeu. Uma vez lá, só governa o Brasil para as elites.”
Ao comparar o presidente a Pôncio Pilatos, d. Luiz disse que Lula “lavou as mãos” e decidiu em favor de interesses industriais. “Eu fui para Sobradinho na esperança de encontrar com ele. Mas ele não quis papo comigo, não”, prosseguiu o bispo. Ele disse ainda que, se fosse conselheiro de Lula, lembraria o presidente de sua origem nordestina. “Eu diria: ‘Meu irmão, volte a ser nordestino, volte a ser pernambucano, volte a ser um migrante. Porque, quando você era tudo isso, você era povo’”, afirmou d. Luiz, que também acusou o governo de “bloquear” o acesso da mídia à campanha contra a transposição.
D. Luiz aproveitou para criticar o programa Bolsa-Família. “Bolsa-Família não é valorizar e reconhecer o povo como cidadão. É dar uma esmola”, disse. Questionado se seria um jeito de comprar votos, o bispo emendou: “Sem dúvida.”


Mais aqui.

Nenhum comentário: