quarta-feira, 20 de maio de 2015

Tucanos temiam confronto entre grevistas e PMs



Tucanos respiraram aliviados - para não dizer aliviadíssimos - com a decisão do Sindicato dos Professores da rede estadual de desocupar as dependências do Centro Integrado de Governo (CIG), em obediência a uma liminar judicial que chegou a ser queimada pelos grevistas na frente de todo mundo (na foto abaixo).
Havia, em áreas próximas ao governo do Estado, o temor de que, por um motivo ou por outro, de que fosse necessária uma intervenção da Polícia Militar para desocupar o prédio, cujos portões foram derrubados pelos professores em greve na terça-feira da semana passada (vejam a imagem acima).
O temor não era sem sentido. Todos tinham - e ainda têm - vivíssimas na memória as cenas deploráveis da repressão policial ao professores em greve em Curitiba (PR), capital de um Estado que, como o Pará, também é governado por um tucano, no caso Beto Richa, que agora é alvo de denúncias em outras áreas, como as relativas a nebulosos financiamentos de campanha.
Quando os professores paraenses, mesmo tendo inicialmente desrespeitado o Poder Judiciário - ao tocarem fogo na medida liminar -, resolveram desocupar o prédio, os suspiros de alívio dos tucanos vieram acompanhados da convicção de que, do lado dos professores grevistas, sobretudo os mais fiéis seguidores do sindicalismos radical, houve quem pretendesse esticar ao máximo a corda do confronto, para forçar a intervenção da PM e, com isso, criar um incidente políticos de proporções suficientes para colocar os grevistas como vítimas e o Estado, como repressor implacável.
Com a inocorrência do incidente, a greve, que já vinha perdendo força, aí mesmo é que entrou na rota irreversível do desgaste.
Um desgaste que, convenhamos, só perdura porque falta bom senso entre as próprias lideranças sindicais que conduzem esse movimento.


3 comentários:

Anônimo disse...

Eu ainda lembro dos 19 sem terra que foram mortos. Lembra?

Anônimo disse...

Imagina quando estiverem no Poder. Rasgarão a Constituição!

Anônimo disse...

Não há santo.
Atitudes extremadas de ambos os lados.
Já assistimos isso em todas as "bandeiras".

Falar em "potrestu, seu Espaço, ontem estava previsto um "pinicaço", convocado pelos cumpanherus pra avacalhar o horário político dos tucanos no Brasil.
E...nada; aqui em Belém "pelumenu" nadica. Hum.