quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A energia vai aumentar. Parece até brincadeira.


Parece até que é mentira.
Mas é verdade.
Parece até brincadeira.
Mas é sério.
Muitíssimo sério.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou reajuste a ser aplicado, a partir desta quarta-feira (7), às tarifas da Celpa, do grupo Equatorial Energia.
O reajuste médio de ficar na casa dos 9%.
O reajuste, segundo a Aneel, já incorpora os efeitos de portaria publicada na última segunda-feira pelo Ministério de Minas e Energia, que prorrogou o subsídio, via Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), às térmicas da região Norte, até que a linha de transmissão Tucuruí-Manaus-Macapá esteja funcionando plenamente, diz a Reuters.
A portaria ajudou a atenuar o reajuste, já que o custo maior das térmicas - necessárias enquanto a linha não está a plena carga - será custeado pela CCC, encargo que hoje é vinculado à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
Tecnicismos à parte, o reajuste parece mentira porque, em verdade, a Celpa é um primor de ineficiência.
Tecnicismos à parte, o reajuste parece uma brincadeira porque a Celpa tira qualquer um do sério.
Assim era com o Grupo Rede.
Assim está sendo com esse Equatorial.
Para a Celpa, nós somos uns imbecis.
Idem para a Aneel.

3 comentários:

Anônimo disse...

Solicito a essa advogado que heroicamente ajuizou ação contra o joaquim barbosa, que entre com ação popular contra esse aumento indecente, em hora inoportuna e na contra-mão do desconto dado pela Dilma há três meses. Ou este não passou de um estelionato eleitoral?!
Também sugiro que entre com uma ação popular contra um aumento na conta de energia aqui do Pará, dado por uma juíza do Estado num pedido que foi feito pela Celpa e do qual a Anel não recorreu nem entrou na lide e que não tramitou na justiça federal, única que poderia julgar aumento de tarifa elétrica.

Anônimo disse...

Seu "Ispaço", como explicar que jogo do sub-20 do brioso Leãosinho (4.500 pagantes) ponha mais torcedor do que jogo da séria série B (2.000 listrados)em Belém?!
Só sendo, mesmo, o Fenômeno Azul!!

Anônimo disse...

Elevar o preço de um serviço permanentemente porcaria é dolorido.
Vamos pagar mais caro pela mesma porcaria!