quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Caos na Saúde causa perplexidade até ao governo Zenaldo

Ykuta já rasgou da Sesma. Que venha o terceiro. Mas haverá um quarto? E haverá um quinto?
Meus caros, a perplexidade é geral - e inescondível - até mesmo em setores do governo Zenaldo Coutinho, depois da saída do médico Yuji Magalhães Ikuta da Secretaria Municipal de Saúde, a heróica Sesma.
Ykuta não é qualquer um.
Pesquisador e professor universitário, 35 anos e formado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), chefiou em 2002 a Divisão de Atenção Básica da Sesma.
É mestre em Clínica Médica, doutorando em Medicina Tropical e foi presidente do 12º Congresso Brasileiro de Medicina da Família e Comunidade.
Leciona em duas universidades públicas e um centro de Ensino Superior.
Na Uepa, ministra a disciplina Saúde Coletiva e é coordenador da Residência em Medicina da Família e Comunidade. Na UFPA é professor de Medicina da Família e Comunidade.
Zenaldo esperava que ele fosse emplacar.
Ykuta não emplacou nem três meses na Sesma.
Entrou no início de junho, em substituição ao médico Joaquim Ramos, o primeiro secretário de Zenaldo que só emplacou seis meses.
Por que a perplexidade geral?
Primeiro, porque a passagem de dois secretários pela Sesma, em apenas oito meses, sinaliza clara e inescondivelmente que a Saúde continua uma tragédia.
Segundo, porque a tragédia afeta um setor que o atual prefeito, ainda candidato, elegera como uma de suas prioridades.
Terceiro, porque o tamanho - e o aperto - dos nós que tornaram a Saúde pública do município de Belém uma tragédia por enquanto insuperável é um desafio que não depende apenas de habilidades administrativas, de gestão. Depende de dinheiro e de infraestrutura no setor, coisas que não serão providenciadas do dia para noite, nem da noite para o dia.
Em favor de Zenaldo, faça-se justiça: ele jamais, em sua campanha, disse que resolveria o caos na Saúde pública de uma hora para outra. E nem seria bobo de dizer isso, porque sabia dos monstrengos que Duciomar lhe deixara.
Mas não imaginava que, na Saúde, a tragédia, o caos e o sucateamento chegassem a um nível tal que dois secretários já rodaram na Sesma em apenas oito meses. Oito.
Mas que venha o terceiro.
E torça Zenaldo, e torçam os belenenses, para que não venham nem o quarto, nem o quinto secretários.
Porque, se não vierem, será um sinal de que o caos, no mínimo, está sendo amenizado.
O que não aconteceu até agora.
Pelo menos até agora, não.

5 comentários:

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus Zenaldo, nao venha dizer que isso também e culpa do Duciomar!
Vejo o Pior prefeito do Brasil (Zenaldo) igual a Carminha(novela Avenida Brasil), ela dizia assim: tudo e culpa da Rita! O pior prefeito do Brasil criou um bordão: tudo e culpa do Duciomar!

Anônimo disse...

Ei ZÊ, pede pra sair! Tu ta devagar Mano!

Anônimo disse...

Mas será que ele sabia de lei de licitação e lei de responsabilidade fiscal, além, é óbvio, de saber administrar?

Anônimo disse...

Só não vale dizer que recebeu "herança maldita" ou que não sabia.
(desculpa de todos, da "isquerda" até a direita.)

Anônimo disse...

Que seja herança, conhecida pelo Zenado, mas ele bem que poderia montar uma equipe melhor, deixar com que o Secretaria leve todas as pessoas que desejar, pois assim poderá fazer uma melhor gestão da saúde.