quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sessão é apenas parte do trabalho, diz Wandenkolk

O deputado federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA) fez um comentário aqui no blog, aproveitando a postagem Seis do Pará entre os 50 mais faltosos da Câmara, para explicar por que ele aparece em 26º lugar, com 35 ausências no ano passado, segundo levantamento feito pelo Congresso em Foco.

"A presença à sessão é uma parte (muito importante, eu reconheço), mas não é todo o nosso trabalho. Por isso, acho necessário alguma cautela ao rotular um parlamentar de gazeteiro, como se a falta a algumas sessões significasse ausência de trabalho. A rigor, eu trabalho de segunda a sábado, e muitas vezes durante todo o fim de semana", diz o parlamentar.
Da parte que toca ao Espaço Aberto, convém apenas um esclarecimento: na postagem feita aqui, não foram feitos juízos sobre nenhum dos faltosos. Portanto, ninguém foi chamado de gazeteiro. O blog, como é falcimente constatável, apenas se limitou a relacionar, por número de faltas, os parlamentares da bancada paraense que se encontram entre os 50 mais ausentes.
No mais, confiram a seguir as explicações do deputado Wandenkolk Gonçalves:

-----------------------------------------------------------

Acho importante explicar alguns aspectos do que ocorreu. Como você sabe, o trabalho de um parlamentar não se resume à Câmara dos Deputados e – mesmo na Câmara – não se restringe à sessões.
No Pará, preciso viajar para as costumeiras visitas aos municípios paraenses, pois é nesses locais que verifico os problemas e tento buscar soluções. Em Brasília, há reuniões em Ministérios e autarquias, trabalhos em comissões, relatórios a serem preparados, pareceres a serem dados e liberação de emendas a buscar junto ao governo federal, sem falar nos ofícios e requerimentos para tentar solucionar os problemas encontrados.
Portanto, a presença à sessão é uma parte (muito importante, eu reconheço), mas não é todo o nosso trabalho. Por isso, acho necessário alguma cautela ao rotular um parlamentar de gazeteiro, como se a falta a algumas sessões significasse ausência de trabalho. A rigor, eu trabalho de segunda a sábado, e muitas vezes durante todo o fim de semana. Talvez por isso, no ranking elaborado pela Revista "Veja", eu seja um dos mais atuantes. É o conjunto do trabalho que conta.
Garanto-lhe: tento ao máximo não faltar às sessões. Justifiquei formalmente à Presidência da Câmara a minha ausência às sessões (embora a falta continue registrada), porque quando essas faltas ocorreram eu estava em compromissos oficiais no Pará, algumas vezes a serviço da própria Câmara, como foi o caso da Comissão Especial das Minas e Energia que me exigiu a visita a vários projetos estruturantes no Pará, além de audiências públicas e reuniões (como a que tivemos recentemente com o Consórcio Belo Monte ou as vezes em que tratamos da Alpa ou da Unifesspa).
Não sou eu quem marca todos os compromissos - quando eu o faço, sempre tomo o cuidado de não deixá-los coincidir com as sessões da Câmara, mas por vezes eu sou convidado e a data já está agendada. Por fim, em 2011 tivemos o plebiscito, que muito me exigiu.
Gostaria de pedir a você e aos leitores que acompanhassem os trabalhos que tenho feito (especialmente os que se referem à educação e ao meu empenho para o asfaltamento de estradas como a PA 287, PA-279 e a PA–150). Muitas vezes eu os publico em meu perfil do Facebook justamente para prestar contas do meu trabalho.

Wandenkolk Gonçalves
Deputado Federal

Um comentário:

Anônimo disse...

Lembrei de um tecnico que disse que gol é um detalhe...