quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bom dia, Belém. E um braço apertado.



Belém, 396 anos.
Comemorar o quê?
Nada.
Belém, tanto aqui já se disse, é uma cidade linda.
É prazerosa, agradável, acolhedora.
Mas virou um lixo sob a gestão mais inepta de sua história.
Inepta e inoperante.
Inepta, inoperante e destruidora.
Essa é a gestão de um huno.
Uma gestão que ficará marcada por suspeitas até na promoção de uma festa.
Até sobre festa pelo aniversário de Belém recai a sombra de desconfianças.
Ontem, por exemplo, foi o show de Ivete Sangalo, abrindo a série de apresentação de artistas, que se estenderá até sábado.
E aí?
O show foi pago pela Andrade Gutierrez.
Foi um mimo que essa empreiteira deu a Belém - sem que Belém lhe pedisse -, após ter saído vencedora numa licitação pra lá de suspeita de R$ 430 milhões, custo da construção de um tal BRT (Bus Rapid Transit), que ninguém o que é. Nem Duciomar sabe.
Duciomar é um prefeito de duas obras: a Duque e a Marquês.
Só e solamente só.
No mais, é lixo, é sujeita, é abandono. E promessa. Muita promessa.
A promessa de construir uma orla em boa parte da cidade ficou em 700 metros, se tanto.
Com direito a propaganda em suplemento que integra edição da maior revista de circulação nacional.
Uma propaganda dúbia, como convém aos mentirosos que nada têm a mostrar, mas insistem em mostrar o que não têm.
Se nada temos nada a comemorar pela Belém de Duciomar, a Belém que mora nos corações é imorredoura e, portanto, digna de comemorações.
É perene.
E a Belém descrita, sentida, cantada e acalentada em versos lindos como os que vocês ouvirão nesse vídeo, na voz de Jane Duboc, acompanhada ao violão pelo santareno Sebastião Tapajós.
É a Belém do "Bom Dia, Belém", a música de Edyr Proença e Adalcinda Camarão, que escreveram versos como ninguém escreveu sobre esta cidade (na opinião do blog, pelo menos).
Bom Dia, Belém.
Bons tempos, Belém.
Bom futuro, Belém.
Apesar dos hunos que tentam destruí-la.
Chegaram perto, mas não vão conseguir.
Não conseguirão.

Belém, minha terra, meu rio, meu chão
Meu sol de janeiro a janeiro, a suar
Me beija, me abraça que eu
Quero matar a imensa saudade
Que quer me acabar
Sem Círio de Virgem, sem cheiro cheiroso
Sem a chuva das duas que não pode faltar
Murmuro saudades de noite abanando
Teu leque de estrelas
Belém do Pará!


Bom Dia, Belém.

4 comentários:

Anônimo disse...

Você é um extraterrestre ou estava em coma?
A pior gestão foi a do Edmilson!
É só comparar.

Anônimo disse...

Passem pela esquina da Av. Nazaré com a Av. Generalíssimo e vejam a esculhambação, a bagunça e a imundisse fabricadas pelos restaurantes a céu aberto que ali existem, especialmente em frente a Big.Ben, pague-menos, Mandarim até o limite do edifício feliz.
Quanta esculhambação!
Pior é que há um ponto que se diz turístico no local, a Basílica.
O único turista que vem a Belém é o que vem do interior do estado, cuja cidade é pior que a nossa e por isto diz que Belém é uma beleza.
Já foi pior, é certo. Lembro que até 2003 era permitido fixar faixas de pano nos postes e mangueiras. Que coisa mais nojenta! Pelo menos isso o prefeito conseguiu proibir.
Esse pessoal que usa a rua como restaurante fazem sujeira e depois vão dormir sem sequer dar uma lavadinha nas calçadas que ficam negras para os ratos virem comer de noite. Também não pagam tributos e, por isso, nós é que pagamos as contas tributárias deles. Será que você acha que eles pagam IPTU?
E os pontos de taxi clandestino que tem na esquina da Basílica de Nazaré. Os imbecis param a 45 graus na rua e a CTBEL, pra variar, nada faz.
Tem até banca de jogo de baralho. Um absurdo. Quanta deseducação.
E as bancas de revistas? Só servem para os mijões, que urinam à luz da manhã. Ou você acha que camelô, ambulante etc tem banheiro volante?
Não é isso que quero para minha cidade e só vou dar meu voto para o próximo prefeito que se comprometer a fazer valer de verdade o código de posturas e todos os dias mandar lavar a cidade. Ai se não fosse as chuvas... ai...

Anônimo disse...

A Administraçºao do Prefeito autorama. Edmilson, era a que permitia o uso de faixas de pano a que se reportou o anônimo das 9:57.

Anônimo disse...

Prezado PB,

Parabéns pelo comentário. E, acredite, acabastes falando por todos nós, o sofrido povo de Belém, que padecemos pela incúria e corrupção da atual gestão municipal.

Não importa o bairro em que se viva, o cenário de desolação é igual com algumas variações, é claro.

No Umarizal, onde vivo, permanece o caos instalado com bares e lanchonetes que tomam conta das calçadas, fecham a hora que bem entendem, causando barulho e sujeira, veículos que circulam com volume alto e estacionam nas calçadas, motoqueiros sem capacete, etc. É impossível que a Prefeitura, por meio da SEMMA e CTBEL, não saiba disso, até porque já foi acionada diversas vezes para agir, mas, como o huno que nos governam - na apropriada expressão criada por ti, PB, nada faz. Corrupção e incúria - eis os legados deixados pelo atual prefeito.

Felizmente, 2012 é ano de eleição, oportunidade para nos livrarmos do huno e de sua turma para colocar em seu lugar alguém que tenha projetos concretos para Belém.

Valeu, PB!!!