A Ouvidoria do Senado Federal divulgou relatório de suas demandas relativas ao período compreendido entre 28 de junho (data de sua instalação) e 31 de agosto. O relatório apresenta os dados estatísticos dos primeiros meses de funcionamento da Ouvidoria, identificando os assuntos mais abordados pela população e outros dados relevantes.
A quantidade de mensagens recebidas pelo órgão cresceu 276,5% em agosto, em comparação a julho, primeiro mês de funcionamento da Ouvidoria. No cômputo total, o mês de julho equivale a 26,6% das mensagens, enquanto o mês de agosto corresponde a 73,4% das mensagens recebidas no período apurado.
Para o Ouvidor-Geral do Senado, Senador Flexa Ribeiro, o aumento de 276,5% na quantidade de mensagens recebidas de um mês para o outro mostra que a tendência é o aumento expressivo de mensagens nos próximos meses, já que o Senado discutirá grandes temas no segundo semestre deste ano. "É essa consciência da importância da participação dos cidadãos que eu quero incentivar, nesses dois anos que estarei à frente da Ouvidoria do Senado Federal", afirma o Ouvidor.
Fonte: Assessoria de Imprensa
TEMAS E ASSUNTOS
Atuação parlamentar foi o tema mais repercutido na Ouvidoria do Senado, segundo o relatório divulgado pelo órgão. 31,7% do total de 369 mensagens fizeram referência à atuação dos parlamentares, em que se incluem manifestações sobre discursos de parlamentares, solicitações de agilidade na tramitação de matérias em andamento no Senado, sugestões de projetos de lei, entre outros. Em segundo lugar ficou o tema "Gestão Administrativa" (29,3%), que por sua vez engloba assuntos relacionados à gestão de recursos humanos, concurso público do Senado, solicitações de doação de exemplar de publicações etc.
Os temas "Seguridade Social e Previdência" e "Trabalho e Emprego" também foram demandados pelos cidadãos, com 6,2% e 2,7%, respectivamente. Os outros assuntos trataram de temas diversos que também contemplam o amplo leque de atuação do Senado Federal.
REGIÃO
As mensagens originadas da região sudeste, recebidas na Ouvidoria do Senado, correspondem a 45,5%, seguido das regiões Nordeste (24,9%), Centro-Oeste (16,3%), sul (8,4%) e Norte, com 4,9% das mensagens.
O Estado com mais mensagens na Ouvidoria foi São Paulo (31,7%), seguido por Rio de Janeiro (14,4%), Minas Gerais (10,8%), Distrito Federal (8,9%) e Bahia (8,4%).
TIPO DE ABORDAGEM
As reclamações continuam liderando a ranking das manifestações na Ouvidoria. Elas representam 39,8% do total, seguidas por 29,3% de solicitações, 12,5% de sugestões, 8,4% de críticas, elogio (5,7%) e denúncias (4,3%).
PERFIL DO CIDADÃO
A Ouvidoria do Senado também identificou o perfil do cidadão que mais se manifesta. O perfil mais comum foi o de homens, entre 40 e 49 anos, com ensino médio completo. A margem de diferença entre homens e mulheres que se comunicam com a Ouvidoria do Senado foi grande: 73,4% homens, enquanto 26,6% de mulheres. Quanto à escolaridade, a maioria tem ensino médio (37,1%) e ensino superior (32,8%) completos. 17,9% dos cidadãos têm pós-graduação.
" O relatório completo pode ser acessado através do site da Ouvidoria do Senado www.senado.gov.br/ouvidoria
Outras informações:
A Ouvidoria do Senado foi instalada no último dia 28 de junho, pelo presidente da Casa, José Sarney, que deu posse ao senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) como Ouvidor-Geral do Senado. Desde lá o novo órgão tem recebido mensagens de todo o Brasil, sobre os mais variados assuntos relacionados às atividades legislativas e administrativas do Senado. A Ouvidoria tem o prazo regimental de 30 dias úteis para responder as mensagens, que podem se transformar em audiências públicas, seminários, sugestões para projetos e em ações voltadas ao aprimoramento dos serviços do Senado.
Qualquer cidadão brasileiro pode se manifestar na Ouvidoria. As formas de contato são o Portal da Ouvidoria na internet em www.senado.gov.br/ouvidoria; carta (Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo II, Bloco A, Térreo. Brasília - DF. CEP 70165-900); preenchimento de formulários distribuídos pela Ouvidoria e pelo Alô Senado 0800 612211, escolhendo a opção "Fale com a Ouvidoria".
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