quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Paulo Heineck: o "impesquisável"

Paulo Heineck sempre despertou a curiosidade aqui do poster porque justamente nunca apareceu, porque sempre fez de tudo para se manter longe dos holofotes, sem cara, sem perfil.
Sobre ele nada se sabia.
Sobre ele, é difícil até pescar alguma coisa na internet.
Sobre ele, nada se encontra nem, imaginem, nas paragens virtuais do próprio governo do Estado.
Querem ver?
Vão lá no site da Agência Pará de Notícias.
Vão lá e façam uma pesquisa, uma busca.
Escrevam apenas Heineck.
O que vocês vão ver, como resultado da pesquisa, é isso aí em cima.
Uma página em branco.
Totalmente em branco.
Heineck, no site do governo onde ele imperou, é impesquisável.
Um dos caras mais poderosos do governo Ana Júlia não mereceu, em quatro anos, uma menção, uma citação sequer, uma referência que seja no site oficial do governo do Estado.
Por quê?
Por que sempre esteve nas sombras.
Para saber alguma coisa sobre Heineck, o Espaço Aberto conversou nos últimos dias com várias pessoas.
Foram consultados petistas e não-petistas, gente da área de publicidade e marketing, empresários, jornalistas, enfim, várias pessoas que de alguma forma tiveram contato com ele.
As avaliações dos que foram ouvidos sobre são de toda ordem.
"Bom de papo, envolvente, ele fala de cima pra baixo, fala e age com empáfia. A impressão que se tem é que todos, rigorosamente todos, os seus interlocutores são dotados de pouca inteligência, daí a razão para subestimá-los, colocá-los naquilo que ele julga ser o seu devido lugar", afirma um dos consultados pelo blog.
Como se vê, uns o odeiam.
Outros o acham cativante - ou "interessante", se quiserem.
Outros mais o admiram, mas o acham arrogante.
Outros o consideram o grande responsável pelos altos e baixos - mais baixos do que altos - do governo Ana Júlia.
Outros o têm na conta de um "grande jogador", um cara articulado, perspicaz, arguto, que estende olhares difusos sobre estratégias que ele percebe claramente, mas a maioria não.
Outros ainda o têm apenas como a personificação do centralizador que se arroga o direito - e conhecimentos bastantes - até para mudar o curso da traslação da Terra.
Outros não entendem como é que alcançou tanto poder.
E há ainda os que acham que Heineck, mesmo muito poderoso, exerceu poderes aquém daqueles que, nas circunstâncias, poderia exercer.
Mas houve uma unanimidade entre os que se manifestaram sobre Paulo Heineck: ninguém, entre os que conhecem, fica indiferente a ele.
Ninguém.

3 comentários:

AS FALAS DA PÓLIS disse...

Paulo,

Teu chará é um jovem senhor alto, usa barba, pele branca e fala com sutaque sulista, no mais o que sei e as poucas vezes que tive contato com ele, fiquei coma a impressão de que era uma pessa inteligente, sagaz e muito interessado em "proteger" Ana Júlia no futuro governo, pois essa fala me foi feita junto à amigos no dia do aniversário do saudoso Eduardo Lauande, num bar da Av. Jõao Paulo segundo em meados do 1º semestre de 2007, eu acho.

Fica aqui o email do homi p/ que possas trazer à tona algum contato, mesmo que de 1º grau.

pheineck@uol.com.br

Anônimo disse...

PB: Então, agora acabamos de descobrir o verdadeiro "culpado" pelo desastre do governo da Ana Júlia.

Anônimo disse...

Estou entre aqueles que não consegue explicar porque ele teve tanto poder. Era o marketeiro do governo, mas não conversava os profissionais do setor. Só dava idéia de jerico. Qualquer pessoa que conheça o mínimo de comunicação de governo perceberia isso. O núcleo duro e ela não perceberam. Estava cego ou são idiotas metidos a inteligentes?