terça-feira, 8 de junho de 2010

Pesquisa do Ibope anima os tucanos




A pesquisa do Ibope, encomendada pelo DEM do Pará e publicada no final de semana no Blog do Vic, alvoroçou os tucanos.
Mas eles avaliam que a não inclusão, na pesquisa, do nome do pré-candidato do PMDB, deputado Domingos Juvenil, prejudicou uma melhor avaliação do quadro real, a partir dos vários cenários apresentados no levantamento.
Embora o cenário I (na imagem acima, retirada do blog do deputado) apresente um empate técnico entre Simão Jatene (PSDB), Jader Barbalho (PMDB) e Ana Júlia (PT), os tucanos consideram que o nome do Jatene é o que apresenta o melhor desempenho.
Primeiro, porque está na frente em todos os cenários. Tanto no primeiro, quanto no segundo turno. Chega a ter, até, 12 pontos de vantagens sobre a governadora Ana Júlia no confronto direto para os segundo turno.
Mesmo quando a governadora tem o apoio do PMDB a diferença favorável ao tucano ainda é de 10 pontos percentuais. Ressalte que ele tem, ainda, a menor rejeição.
Fora isso, se formos analisar os outros quadros, vamos constatar que o ex governador tucano leva grande vantagem sobre a governadora.
No cenário III, com José Priante (PMDB) no lugar de Jader - que não será, como se sabe, candidato ao governo, mas ao Senado -, Jatene sobe para 31%, contra 24% da governadora, 17% de Valéria Pires Franco e 12% de Priante.
Ou seja: dos 24 pontos do Jader, concluem os tucanos, a metade, 12, vai para Priante, apontado nesse quadro como o candidato do PMDB. Jatene, que tinha 25 no cenário I, passa para 31, levando a metade da sobra do Jader. Valéria fica com mais cinco pontos, passando de 12 pra 17, e a governadora só sobe mais um ponto: de 23 pra 24.
Quanto a Valéria, parte-se do princípio de que ela não será candidata ao governo, mas ao Senado, conforme já anunciado publicamente pelo próprio Vic – a última vez recentemente, ao participar do programa Jogo Aberto, na Rádio Tabajara.
Nessa condição, o cenário V mostra Simão Jatene com 33% das intenções de votos, contra 27 para Ana Júlia e 25 para Jader Barbalho. Daí se conclui que Jatene herdou 8 pontos de Valéria (que tinha 12 no cenário I), Ana Júlia 4 e Jader somente 1. Ou seja: Jatene fica com 2/3 dos votos de Valéria.
Se incluído nesse quadro um candidato do PMDB no lugar do Jader, só para efeito de uma projeção, pode-se dizer que, na opinião dos tucanos, o nome de Simão Jatene seria, sem dúvida, o que mais ganharia nesse momento, a partir dos números apresentados pelos cenários da pesquisa do Ibope.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ei post.

Esta pesquisa foi feita na casa do Paulo Chaves..rsrsrs

Anônimo disse...

Meu grande chefe marketeiro é muito bom mesmo. Rápido no gatilho ao fazer essa leitura corretíssima para o Espaço Aberto. Quando li o texto parece que eu estava na frente do grande chefe destrinchando cada cenário. Na próxima pesquisa, quando aparecerem Jatene, Ana Júlia e Juvenil na disputa ao governo do Estado, advinhem que aparecerá disparado na preferência do eleitorado? Jatene, claro. Ou seja, o tucano não só vai manter a liderança como também vai apresentar um crescimento e tanto. Não é isso, grande chefe?