terça-feira, 8 de junho de 2010

Para que servem os partidos?

No Blog da Repórter, da jornalista Rita Soares, sob o título acima:

Acompanhando a movimentação dos partidos em busca de aliados às eleições de outubro, me veio à cabeça uma pergunta que já havia me perturbado durante as aulas de Ciência Política; “Para quê servem os partidos políticos?”. O tema é extenso.
Centenas de autores se debruçaram sobre ele, mas é sempre interessante ver a prática.
No Pará, temos um cenário em que o Partido dos Trabalhadores (PT) acena para o Democratas (DEM) da senadora Kátia Abreu, defensora do Agronegócio.
O mesmo Democratas conversa com o PMDB, aliado de Luiz Inácio Lula da Silva no plano nacional, mas – tudo indica – adversário de Ana Júlia no Estado.
O Partido Verde tem candidatura própria à presidência (Marina Silva), mas apóia a candidata ao governo que dará palanque a Dilma Rousseff.
No meio desse emaranhado como fica o eleitor? Consegue compreender? Para ele isso tem alguma importância?
Existe alguma diferença substancial entre essas legendas?
Essa busca de alianças reflete a fraqueza ideológica dos partidos ou é sinal de alguma maturidade democrática que permite a conversa entre os diferentes?
Para concluir minhas indagações deixo vocês com uma frase de Anthony Downs: “Os partidos desenvolvem políticas para ganhar as eleições; não ganham eleições para desenvolver políticas”.

4 comentários:

Anônimo disse...

O eleitor? Esse, coitado, não é ouvido nem cheirado, sempre.
Dai termos uma única resposta:partidos não fazem a menor diferença, são todos iguais.
Esquerda? Direita? No Brasil, só define qual a mão que vai nos roubar.

Anônimo disse...

Este o legado do PT no Pará, uma profunda desilusão e o sentimento de que não há mais solução viável para política.

Anônimo disse...

EM VEZ DE "PARA QUE SERVEM OS PARTIDOS POLITICOS", DEVERIA SE PERGUNTAR "PARA QUEM SERVEM OS PARTIDOS POLÍTICOS".

Anônimo disse...

Sobre esse ponto, gostaria de expressar meu entendimento de que os problemas das alianças não os são meramente dos partidos e suas fragilidades ideológicas, e sim da fragilidade de nosso sistema eleitoral que se abate sobre toda a sociedade brasileira. Afinal o que são os partidos senão reflexo de como a sociedade brasileira pensa e ver a política? Ora amigos, as alianças partidárias que se ver em todas as eleições no Brasil é só reflexo num espaço de disputa pelo poder que se dá em todos os ambientes da sociedade brasileira, ou seja, todos querem ter um pouquinho de poder para ter o seu grau de influência por menor que essa possa ser, para se auferir alguns dividendos.
Queremos mudar isso ? Nos envolvamos no debate de uma Reforma Política de maneira participativa, ao invés de ficarmos a cada ano de eleição dos jogos de alianças que acabam nos tornando refém do jogo político que se realiza a cada dois anos no País.
Abraços!!