No AMAZÔNIA:
A investida de três homens e uma mulher para furtar R$ 10.100,00 na agência do Banco do Estado do Pará (Banpará), conhecida como 'Postão', na avenida Senador Lemos com a rua Dom Romualdo Coelho, no bairro do Telégrafo, acabou frustrada, porque uma funcionária deu o alarme de que havia algo errado na agência, e um dos ladrões foi alvejado com um disparo efetuado por um segurança no banco e preso. Houve pânico na agência, que estava lotada, após o disparo feito pelo segurança. Pessoas atiraram-se ao solo, temendo ser atingidas por algum disparo, algumas sentiram-se mal e tiveram de ser socorridas por outras.
Iduval Alves Tavares de Oliveira, 34 anos, chamado de 'Valzinho', morador do bairro do Guamá, foi preso sob acusação de tentativa de furto, e teve apreendida a sua moto Twister amarela, placas JVI-5294/Belém, que foi utilizada pelo bando durante o crime.
A ação da quadrilha no interior da agência foi toda captada pelo circuito interno de câmeras do banco. Essas imagens já se encontram com a Polícia Civil, como parte do inquérito aberto ontem à tarde na Seccional Urbana do Comércio, na presença da delegada Lena Janne, para apuração do caso.
O capitão Vicente Neto, comandante da 6ª Zona de Policiamento (6ª ZPol), que coordenou a prisão de Iduval Oliveira, teve acesso às imagens do bando no interior da agência. Logo após a tentativa de furto, a agência foi esvaziada e deixou de funcionar por completo. Muitos clientes do banco permaneceram aguardando a reabertura da agência, do lado de fora do banco.
Ação - Por volta das 12 horas de ontem, três homens e uma mulher ingressaram na agência do Banpará, o 'Postão', que se encontrava lotado de pessoas, para saques e pagamentos de débitos nos guichês e caixas eletrônicos, por se tratar, em particular, de uma sexta-feira que antecede o feriado de Carnaval. Segundo a polícia, os quatro integrantes da quadrilha subiram ao 2º andar da agência, onde funciona um caixa, e, como era o momento de folga dos funcionários para o almoço, apenas uma servidora encontrava-se local. Os quatro se posicionaram estrategicamente pelo andar do prédio, e um dos homens convenceu a servidora a deixar a sala, para se dirigir até o térreo, a fim de atender um cliente.
Na ausência da funcionária, o bando passou a agir no andar superior: enquanto os outros davam cobertura e utilizando uma chave de fenda, Iduval Oliveia conseguiu arrombar uma gaveta no caixa. Ele pegou R$ 10.100,00 da gaveta e tratou de correr do local. Mas, na descida para o andar térreo, Iduval foi avistado saindo às pressas do local pela funcionária que regressava ao andar. Ela chegou a ser impedida de se movimentar por um dos homens. A funcionária desconfiou de que alguma coisa estava errada, e deu o alarme para a segurança da agência bancária.
Nesse momento, sabendo que a servidora tinha desconfiado do golpe, Iduval Oliveria dirigiu-se rapidamente até a porta giratória da área frontal da agência, para sair do local. Mas, a porta giratória foi travada a tempo pelos seguranças da agência bancária. De acordo com a polícia, nesse instante Iduval fez um movimento em direção à cintura, o que poderia ser para pegar uma arma de fogo, ele foi alvejado com um tiro no ombro esquerdo, caindo ao solo.
O homem foi preso e encaminhado às pressas ao Pronto-Socorro Municipal da travessa 14 de Março. Segundo policiais que atuaram na prisão do acusado, a bala está alojada no corpo de Iduval, que, no final da tarde, foi apresentado na Seccional do Comércio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário