quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Lançada a Campanha da Fraternidade. Economia é tema.

No AMAZÔNIA:

'Economia e Vida' é o tema da Campanha da Fraternidade 2010. Representantes de religiões cristãs se reuniram na Paróquia Evangélica da Confissão Luterana, no bairro do Marco, para o lançamento da programação. Pelo terceiro ano, a campanha é realizada de forma ecumênica e, nesta edição, tem a participação das igrejas cristãs Católica Apóstolica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica da Confissão Luterana no Brasil e Presbiteriana Unida do Brasil.
A programação lançada ontem marca também o início da Quaresma, período de reflexão espiritual dos povos cristãos até a Páscoa, data que simboliza a ressureição de Jesus Cristo para os católicos. Ao contrário dos anos anteriores, a responsabilidade da campanha de 2010 é do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic) e não mais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No Pará, a representação regional do Conic, o Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs (Caic), é o coordenador executivo das ações da campanha.
Discutir as relações econômicas desenvolvidas na sociedade e com pessoas de diferentes credos religiosos estão entre os desafios da Campanha da Fraternidade deste ano, além de ajudar a sociedade a construir uma economia que esteja a serviço da vida. A programação tem como lema 'Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro', que é baseada na passagem bíblica do livro de São Mateus, capítulo 6, versículo 24.
O administrador da Arquidiocese de Belém, monsenhor Raimundo Possidônio, ressaltou a necessidade de a igreja debater um assunto que é biblíco na história da humanidade. 'É a oportunidade de darmos o testemunho que norteia as discussões e de trabalhar pelo bem comum da economia solidária, com preceitos voltados para paz, harmonia e fraternidade. A questão é bíblica e passa pela princípio que ‘Você não pode servir a Deus e ao dinheiro’. Deus é o fim e o dinheiro é o meio. Não pode ser ao contrário. Temos que ter consciência de seu papel e da economia como meio para ser compatilhado', afirmou padre Cid.
Celebração - No próximo domingo, 21, ocorrerá o lançamento da Campanha da Fraternidade 2010 com uma celebração seguida de uma caminhada pelo centro comercial de Belém. A celebração ecumênica ocorrerá a partir das 8h, na praça Pedro Teixeira, na escadinha do cais do porto. Na programação, estão previstas apresentações culturais e teatrais de representantes das igrejas cristãs Católica Apóstolica Romana, Episcopal Anglicana, Evangélica da Confissão Luterana e Presbiteriana Unida.

Nenhum comentário: