No AMAZÔNIA:
Mais de 600 pessoas - entre crianças e colaboradores - participaram ontem do desfile da Escola de Samba Grêmio Recreativo Crias do Curro Velho, que apresentou o enredo 'Amazônia de Lá e de Cá'. A festa começou às 9 horas, na praça Brasil, e percorreu a avenida Senador Lemos, rua Djalma Dutra e Vila da Barca, encerrando na Fundação Curro Velho, com um grande baile popular. Hoje, o espetáculo continua a partir das 08 horas, em frente à agência do Banco do Brasil, onde será a concentração do desfile que segue até a Casa da Linguagem, na avenida Nazaré. Na ocasião, será lançada também a Campanha Nacional de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 2010.
Durante a apresentação de ontem, foram para as ruas três carros alegóricos, dois casais de mestre-sala e porta-bandeira, um porta-estandarte, oito alas, comissão de frente e 160 ritmistas na bateria. As crianças e adolescentes se prepararam cerca de dois meses para a apresentação. O desfile contou ainda com 50 pessoas da comunidade que pretendem, no próximo carnaval, reativar a Escola de Samba Mocidade Unida da Vila da Barca, que desde 2006 deixou de sair às ruas.
Segundo o superintendente do Curro Velho, Walmir Bispo Santos, o Grêmio Recreativo da Fundação começou a se apresentar em 1991 e, desde então, tem sido bem recebido pelo público. 'A participação é boa, mas ela vem aumentando a cada ano. É uma metodologia social. Quando a arte está envolvida, é bem mais interessante. Chama mais', acredita. Outro diferencial, afirma Walmir, diz respeito à temática desenvolvida. 'O tema deste ano está sendo trabalhado desde agosto'. Para o desfile 2010, o Curro Velho contou com a participação de pelo menos 100 colaboradores. 'Além disso, a gente mantém o conceito de trabalhar com reaproveitamento de tudo que sobrou do ano anterior e das doações', garante.
O enredo 'Amazônia de Lá e Cá', tem um objetivo pedagógico, destacando que, através de seus elementos, a natureza tenta se restabelecer das agressões e dos desequilíbrios que sofre. As crianças, principais protagonistas do dia, aprovaram a festa. 'Está divertido, porque tem um monte de gente. Está todo mundo dançando, se divertindo', disse a pequena Tiffany Fabiane, de 11 anos, que entrou este ano para o grupo de Crias do Curro Velho.
Nem mesmo o sol forte tirou o brilho do desfile, que atraiu moradores de ruas próximas de onde a Escola passou. A psicóloga Marta Trindade, de 49 anos, conta que faz questão de assistir a apresentação da Escola de Samba Grêmio Recreativo Crias do Curro Velho. 'Além de gostar por causa do momento do carnaval, gosto de ver como todas as vezes eles fazem uma coisa diferente. Isso é cultura', destaca a psicóloga.
O Grêmio Recreativo existe há 19 anos e envolve jovens e crianças da comunidade, a partir de 5 anos de idade. Este é o resultado de oficinas de carnaval, desenvolvidas na Própria Fundação Curro Velho.
Um comentário:
PARABÉNS AO VALMIR BISPO DOS SANTOS, PELO EXCELENTE GESTÃO NO CURRO VELHO
Postar um comentário