quarta-feira, 19 de agosto de 2009

San: otimismo para o retorno

No AMAZÔNIA:

Do lado de fora do treino tático comandado por Sinomar Naves ontem à tarde, o zagueiro e volante San era um dos poucos que assistiam à atividade no Baenão. Há uma semana que o jogador passou por uma cirurgia no joelho esquerdo. Por conta da intervenção nos ligamentos cruzados e no menisco ele ficará sem treinar com bola até dezembro, pelo menos essa é a projeção dada pelos médicos. Mas San mostra otimismo de que possa se recuperar plenamente o quanto antes.
Sentado sozinho no banco de reservas, com o silêncio interrompido com breves conversas com os companheiros ou membros da comissão técnica quando têm que se aproximar, ele mostra resignação com o problema que passou e uma esperança muito grande de retornar o quanto antes. 'Todo jogador quer estar trabalhando com bola do dia-a-dia. Mas isso acontece no futebol. Inúmeros jogadores já passaram por isso e deram a volta por cima. Menos mal que aconteceu num momento em que a equipe não está disputando nada e há tempo para a recuperação', disse. 'Só sei que é muito chato ficar assim. Quem já fez cirurgia sabe que pela cabeça passa um monte de coisa. O importante nesse instante é estar bem centrado', completou San.
Mesmo com 26 anos, San já tem certa experiência por ter começado bem novo. É isso que o faz encarar com uma tranqüilidade aparente a recuperação. Mas ele reconhece que os momentos que antecederam a cirurgia foram os mais nervosos. Mesmo quando foi informado que teria que ser operado, conta ele, a serenidade foi mantida. Depois é que todo tipo de pensamento passou por sua cabeça.
'Por mim passaram várias coisas. Pensei logo na recuperação, mesmo sabendo que o caso era delicado. Mas tenho certeza que vou me recuperar o quanto antes', lembrou San. 'Felizmente não fui pego de surpresa porque o doutor Ricardo (Ribeiro, chefe do departamento médico do clube) disse que os primeiros testes deram indicações de que o caso poderia ser de cirurgia. É claro que no começo houve um impacto, mas agora estou bem consciente do que tenho que fazer para me recuperar o quanto antes.'
Agora, na fase de recuperação, o objetivo de San é abreviar o período para voltar aos gramados o mais rápido possível. Para ele, a receita para uma recuperação mais rápida é mostrar na fisioterapia a mesma dedicação que tem nos gramados, nos treinos e nos jogos. 'Meu objetivo é voltar antes. Com muito trabalho e repouso, como estou tendo, espero voltar antes de dezembro. Essa recuperação depende muito do atleta e quero voltar logo. Sempre fui assim, sempre treinei forte, então não tem razão de ser diferente agora.'

Nenhum comentário: