terça-feira, 7 de abril de 2009

O oportunismo da oposição na questão da dívida

No Blog do Zé Dirceu, sob o título acima:

Os tucanos estão reivindicando mudanças na legislação ordinária para permitir que o índice de reajuste da dívida interna dos Estados e Municípios com a União seja mudado de IGP-I para IPCA, diminuindo assim os juros e alterando o total pago por mês por eles à União.
Hoje, Estados e municípios pagam 13% da renda líquida, podendo receber 2% de volta na forma de investimentos nos Estados. É boa essa proposta dos tucanos, mas quando ela foi apresentada no passado pelo PT, e depois pelo próprio governo Lula, era taxada de irresponsabilidade fiscal.
Apresentá-la, portanto, agora, constitui um oportunismo sem tamanho dos tucanos, ainda que o façam sob o pretexto de que a crise mudou tudo. Continua a ser, mais do que nunca, oportunismo, porque há anos os Estados e municípios reivindicam essa mudança e ela só não aconteceu pela oposição dos tucanos e pefelistas.
Apesar de a proposta ser boa, que isso fique registrado. A propósito, na nota abaixo, leia entrevista publicada hoje no Estadão, na qual o economista e especialista em finanças públicas José Roberto Afonso faz considerações e analisa detalhes técnicos e jurídicos da proposta concluída na última 6ª feira para a renegociação das dívidas com a União.

Nenhum comentário: