sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Vale dá uma força para Belém sediar Copa-14

No AMAZÔNIA:

A governadora Ana Júlia Carepa anunciou, ontem à tarde, no Hangar, após recepcionar a Comitiva de Inspeção da Fifa, que a capital paraense conseguiu uma forte aliada para a candidatura à Copa do Mundo de 2014: a Vale. Segundo a governadora, a companhia investirá U$S 10 bilhões no Pará até 2012. Ana Júlia só não confirmou se os recursos serão aplicados especificamente em infraestrutura para receber o Mundial ou se fazem parte do orçamento da empresa para investimentos nos projetos já executados no Estado. A Vale não comentou as declarações da governadora.
'Fizemos tudo o que a Fifa exigiu. Criamos o GT Copa envolvendo todos os poderes e o Mangueirão é um dos estádios que exigirão menos ajustes. Além disso, temos o apoio da companhia Vale, que garantiu um investimento de U$S 10 bilhões até 2012. E também conseguiremos todos os recursos do PAC, com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica, para obras de infraestrutura', disse Ana Júlia, que também ressaltou o apoio político que o governo do Estado teria para sediar a Copa. 'Todo mundo sabe que o presidente Lula tem defendido Belém', declarou.
Por outro lado, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, negou que Lula tenha pedido a ele que a capital paraense fosse contemplada pela Fifa. 'A mim, pessoalmente, não pediu', declarou Teixeira, contradizendo o que foi anunciado na semana passada, depois da passagem do presidente por Belém, para participar do Fórum Social Mundial. Ricardo Teixeira ressaltou que a escolha das subsedes será 'estritamente técnica'. 'Ao término das visitas, a comitiva da Fifa irá para Zurique, onde os técnicos farão um relatório que será encaminhado à comissão executiva do órgão para que sejam escolhidas as sub-sedes', explicou.
Embora tenha detalhado o processo de escolha das subsedes, o próprio Ricardo Teixeira lembrou que, na história da Copa do Mundo, as capitais federais sempre participaram dos torneios. Contudo, o presidente da CBF declarou que isso não garante a eleição de Brasília. 'Não disse que Brasília está confirmada, mas disse que nenhuma Copa do Mundo aconteceu sem passar pela capital da república', corrigiu Teixeira, em resposta ao prefeito Duciomar Costa, que também participou da recepção. Apenas a governadora Ana Júlia e Ricardo Teixeira concederam entrevista. Os técnicos da Fifa não conversaram com a imprensa.
Entretenimento - Após a conversa com os jornalistas, Ricardo Teixeira recebeu da Diretoria da Festa do Círio de Nazaré uma réplica da imagem da padroeira dos paraenses, abençoada pelo padre Silvio Jacques, pároco da Basílica Santuário. A imagem peregrina das procissões da maior festa religiosa do Pará também foi colocada no hall do Hangar, onde permaneceu até o final da programação.
'Estamos aqui para defender os interesses de toda sociedade paraense. No segundo domingo de outubro, a grande procissão do Círio de Nazaré reúne dois milhões de pessoas e este povo tem espaço na nossa cidade sem preparação prévia, como a Copa de 2014 terá. A Copa traz alegria, paz e desenvolvimento econômico para uma cidade. Será uma graça de Deus se Belém for uma subsede', afirmou o religioso.
César Neves, diretor coordenador da Festa de Nazaré, disse ainda que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré representa a força da fé do povo do Pará. No biênio 2009/2019, o objetivo da diretoria é divulgar cada vez mais a nossa festa religiosa, nacionalmente e internacionalmente.
'A imagem aqui presente é um reforço ao Pará nesse ‘jogo’ para que entendam que o nosso Estado tem muitas coisas boas a mostrar àqueles que nos visitarem', acrescentou. A cantora Fafá de Belém espera que os olhos de todos os países do mundo se voltem para capital paraense, quando esta receber as partidas de futebol do principal campeonato internacional. 'Esta cidade é maravilhosa e tão carinhosa com as pessoas. É o momento de todos os paraenses se darem as mãos, deixando de lado querelas menores, para esta possibilidade de novos investimentos e empregos que é uma Copa', ressaltou, confiante na avaliação positiva da Fifa sobre Belém. E brincou: 'O Estado do Amazonas tem quase a Amazônia no seu nome, mas o charme e o cheiro da manga quando bate um vento só o Pará tem. E pergunto como os jogadores vão se animar por lá sem o nosso tacacá.'

Um comentário:

Anônimo disse...

Parte dessa verba da Vale, dizem, será para Remo e a coisa zebrada.
R$ 1 bi pra cada, com vistas a contratação de "reforços".
R.Ribeiro já se assanhou todo!
Tourinho revirou os olhinhos!
Tá bem, agora pode parar.
Isso é só uma piada.
Segue o enterro.