domingo, 15 de fevereiro de 2009

O Carnaval pede passagem

No AMAZÔNIA:

A folia de Momo esta chegando e haja fôlego para aguentar a farra que vai tomar conta de vários municípios do interior do Estado. Cidades tradicionais ou não, o importante é ter festa para todo mundo, afinal é carnaval e isto só acontece uma vez por ano. Em meio a muitos outros sentimentos, animação é o que não vai faltar durante os cinco dias de folia. Vai ser praticamente impossível conseguir parar os foliões que forem em Vigia, Cametá, Mosqueiro, Tucuruí, Castanhal e Bragança - alguns dos municípios mais procurados durante o carnaval. A diversidade de estilos este ano toma conta da programação das cidades que se preparam para receber muita gente esta época do ano. Mas tem lugar para todos, já que o objetivo é não deixar ninguém parado. Em Belém - neste domingão pré-carnavalesco - não será diferente. Hoje à tarde tem o tradicional desfile do bloco 'Filhos de Glande', saindo da praça do Arsenal no início da tarde.
Em Vigia, município que possui o carnaval mais badalado do Estado, muita tradição e responsabilidade social em um dos blocos que irão comandar a folia. Do próximo sábado até terça-feira gorda devem passar pelas estreitas ruas da cidade 12 blocos para divertir os brincantes. Mas o 'Pescador e Cia' vem à rua com uma proposta diferente. Além de botar a galera pra pular com as bandas 'Mika Loka' e 'Mocotó Elétrico', no sábado e na terça-feira, o bloco busca arrecadar fundos para criação de um centro social no município. Fazendo juz ao nome, os organizadores pretendem construir a sede para atender aos profissionais da pesca - principal fonte de renda dos moradores da cidade.
O presidente do bloco, Helio Henrique, conta que esse é o oitavo ano de muita alegria para quem acompanha o trio. 'O nosso bloco é o único que homenageia o trabalhador da pesca. Com apoio de comerciantes e empresários da região conseguiremos colocar em prática o projeto Criatividade, que visa construir um centro recreativo com campo de futebol, piscina e atendimento médico para os pescadores', conta o presidente. Com o apoio da prefeitura de Vigia, através do secretário de Pesca do município, Marcelo Braga, um terreno já foi cedido e até o final do ano é provável que parte do projeto esteja concluída. Isso representa a parte social que o carnaval pode proporiconar a quem precisa.

Nenhum comentário: