quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Demora do repasse da subvenção da PMB a carnavalescos

No AMAZÔNIA:

Carnavalescos de Belém criticam a demora da saída da subvenção da prefeitura para o carnaval 2009. Somente ontem a PMB liberou a verba para que as agremiações carnavalescas preparem o desfile do próximo dia 20 de fevereiro, na Aldeia Amazônica David Miguel e nas ilhas da Região Metropolitana de Belém. As reclamações fizeram coro, sobretudo, nas escolas de samba do grupo de acesso. 'É claro que a qualidade do nosso desfile está comprometida. Ninguém vende fiado e nem no cheque pré-datado, vamos para a avenida do jeito que dá. É isso que eles (Fumbel) querem então vamos fazer nosso carnaval contra tudo e contra todos', declarou Sérgio Meireles, diretor da Mocidade Unida do Benguí.
As reclamações da Mocidade do Benguí são as mesmas da Escola de Samba da Matinha que teve que procurar um 'padrinho' para organizar o carnaval de sua escola este ano. 'Quem não tem um amigo para apadrinhar, emprestar dinheiro, não faz carnaval. Se a gente dependesse somente desse dinheiro da Fumbel, a gente não sairia. Agora vamos pagar as nossas dívidas e vê o que sobra para terminar o nosso desfile', criticou Eudo Barata, diretor da escola. 'Só estamos vivos porque somos fortes. Lutamos, abrimos caminho na marra. Se fosse depender somente do poder público o nosso carvnaval já tinha acabado', completou.
Ontem, todos os grupos que desfilarão em Belém, Icoaraci, Outeiro, Cotijuba e Mosqueiro, estiveram reunidos com representantes das Secretarias Municipais para discutir o apoio logístico do evento. Durante o encontro, o presidente da Fumbel (Fundação Cultural do Município de Belém), Raimundo Pinheiro, assinou convênios referentes à subvenção social, que consiste no apoio financeiro da PMB às agremiações para a execução do projeto artístico carnavalesco e se defendeu das acusações.
'Tivemos um ano atípico. Ano passado foi eleição e tivemos as contas bloqueadas e ainda neste ano a Câmara dos Vereadores demorou para votar o orçamento', afirmou Pinheiro e acrescentou que mesmo com os parcos recursos é a prefeitura de Belém quem mais investe no carnaval. 'A prefeitura de Belém é quem garante o carnaval da cidade. Damos prioridade para o evento porque queremos resgatar a nossa tradição. Estamos conversando com a Secretaria de Cultura do Estado para sermos mais parceiros no ano que vem', pontuou.
O total disponibilizado pela Fumbel para todos as escolas de sambas e blocos da Região Metropolitana de Belém é de R$ 1.238.160,00. O desfile das escolas de samba e dos grupos de acesso de Belém estão marcados para o dia 20 de fevereiro. A apuração deverá ser realizada no próximo dia 26, às 15h, na Aldeia Amazônica David Miguel.

Nenhum comentário: