quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Delegados do interior assumem seccionais

No AMAZÔNIA:

Menos de 20 dias depois de reassumir o cargo de delegado geral, Raimundo Benassuly anunciou um listão de mudanças no alto escalão da Polícia Civil do Estado. As trocas de comando, que atingem seis seccionais estratégicas da Região Metropolitana de Belém, diretorias e divisões especializadas e até superintendências regionais, no interior do Estado, foi anunciada ontem, sem alarde, por meio de portarias assinadas pelo chefe da PC. Ao todo, foram 19 mudanças, em uma reformulação classificada pelo diretor de Polícia Metropolitana (DPM), Paulo Tamer, como uma 'oxigenação necessária' do quadro da instituição.
Em alguns casos, a tarefa de dar 'gás novo' a seccionais consideradas críticas da Região Metropolitana foi entregue a delegados que atuavam no interior. As Seccionais da Cremação, Guamá e Marituba - que atendem as áreas com maior número de crimes violentos e abrangem os bairros da Terra Firme, do Guamá, do Jurunas e as áreas de ocupação Carlos Marighella e Almir Gabriel, em Marituba - serão dirigidas por delegados que trabalhavam nos municípios de Castanhal, Cametá e Soure, respectivamente. As mudanças, segundo Tamer, já estavam acertadas há pelo menos dez dias e foram adiadas por conta do Fórum Social Mundial, encerrado no último domingo.
Adjunta - Benassuly anunciou a delegada Eugênia Andréia, que integrava o quadro da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), da qual já havia sido diretora, para o cargo de delegada geral adjunta. Com a nomeação, a delegada passa a ocupar a segunda posição dentro da hierarquia da Polícia Civil do Pará.
O delegado Neyvaldo Costa da Silva assume o comando da Diretoria de Polícia Especializada (DPE) no lugar do delegado Luiz Paschoal Alcântara Neto, que passa a ser o titular da Diretoria Administrativa da Polícia Civil. Neyvaldo assume, com o cargo, a supervisão administrativa, técnica e operacional de todas as divisões especializadas da Polícia Civil - incluindo a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), a Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) e a própria Dioe.
A maior surpresa entre as mudanças realizadas por Benassuly é o anúncio do delegado Alberto Henrique Teixeira, ex-capitão da Polícia Militar e com carreira recente na Civil, para o comando da Superintendência Regional da Zona do Salgado, com sede em Castanhal e abrangência sobre 21 municípios do nordeste paraense, incluindo os conhecidos por integrar o chamado 'Triângulo do Capim', área resistente do plantio de maconha no Pará.
Outra que troca de comando é a Superintendência Regional do Sudeste do Estado, com sede em Marabá, que passa a ser comandada pelo delegado José Casemiro Beltrão. O delegado Beltrão assume o lugar antes ocupado pela delegada Silvia Mara, a nova titular da Corregedoria da Polícia Civil na região. Mais mudanças não estão ainda descartadas.

Nenhum comentário: