No AMAZÔNIA:
A 'Operação Carnalegria 2009', tradicional esquema de segurança voltado para o feriado de Carnaval, contará este ano com ações integradas da Polícia Militar (PM) e dos órgãos que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública do Pará: da Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran). As atividades terão início na próxima sexta-feira (20) e a expectativa é que bons resultados, como os obtidos nos últimos dois anos pelo Corpo de Bombeiros que conseguiu reduzir o índice de ocorrências em torno de 10%, possam se repetir.
Em entrevista coletiva, o comandante da PM, Dário Teixeira, a diretora técnica-operacional do Detran, Cristina Vieira, o coronel do Corpo de Bombeiros, Paulo Gerson e o Delegado Geral da PC, Raimundo Benassuly, explicaram de que forma cada um dos órgãos irá atuar durante os seis dias de operação.
Segundo o coronel Dário, a Polícia Militar contará com o reforço de 908 homens para atuar em aproximadamente 40 municípios, além de balneários como Mosqueiro, Outeiro, Salinas e Marudá e das principais localidades onde acontecem as grandes festividades carnavalescas, como Vigia e Cametá.
Dário afirma ainda que Belém não ficará desprotegida, uma vez que os reforços serão convocados não somente da capital, mas de outros batalhões do interior. Além disso, ele diz que homens da Força Nacional estarão dando apoio ao efetivo da capital. 'A população de Belém pode ficar tranquila porque não terá o seu efetivo reduzido, uma vez que o reforço policial virá de vários municípios do Estado e não somente da capital', garante.
Além dos reforços da PM, a capital e pelo menos 16 municípios do interior vão receber apoio de 220 homens da Polícia Civil.
O Corpo de Bombeiros vai dispor de um contingente de 335 homens espalhados por 21 localidades e 40 balneários do Estado, além de 14 embarcações e de um helicóptero. Pulseiras de identificação serão distribuídas para facilitar a identificação de crianças perdidas. O comandante Paulo Gerson explica que o trabalho preventivo que vem sendo realizado nos últimos anos pelos bombeiros é responsável pela redução no índice de acidentes. 'De 2007 para 2008, o índice de acidentes reduziu algo em torno de 10%, graças ao trabalho preventivo que o Corpo de Bombeiros vem desenvolvendo. O Guarda-Vidas não mais se limita a agir somente em casos de acidente. Ele interage com o veranista, orientando os banhistas a não ultrapassarem a faixa-limite sugerida ou a não nadar se ingerir bebida alcoólica', garante.
A fiscalização do Detran contará com o reforço de 110 agentes e 15 bafômetros. A diretora técnica-operacional Cristina Vieira, esclarece que embora o número de equipamentos utilizados para medir o teor alcoólico seja pequeno, isso não irá atrapalhar a fiscalização, uma vez que o agente pode autuar um condutor que apresente sinais visíveis de embriaguez. 'Além dos equipamentos, nós contamos com o apoio da Polícia Militar e Civil, que podem acionar um de nossos agentes', assegura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário