sábado, 7 de fevereiro de 2009

Bar do parque tinha drogas

No AMAZÔNIA:

Um esquema de venda de drogas que utilizava a área do Bar do Parque como principal ponto de distribuição foi desmantelado, ontem, pela equipe de policiais do Grupo de Policia Metropolitana (GPM), em uma ação coordenada pelo delegado Éder Mauro. Dez pessoas foram presas, entre elas, quatro traficantes, que segundo a polícia, comandavam a venda de cocaína, pasta e maconha nas adjacências do bar mais tradicional da Praça da República, no centro de Belém. O grupo foi monitorado durante duas semanas pelos investigadores do GPM. Policiais disfarçados e até um esquema de filmagem sobre a atuação do bando, que agia durante as madrugadas, permitiu à polícia a identificação e prisão de todos os envolvidos no crime.
De acordo com o delegado Éder Mauro, prostitutas, flanelinhas e até taxistas que trabalham na área eram usados como 'aviões', que recebiam as encomendas dos usuários e entregavam a droga. No momento em que foram feitas as prisões, os policiais encontraram papelotes de cocaína, petecas de pasta e uma pequena quantidade de maconha armazenadas em barracas de venda de cocos e até escondidos em uma árvore. Minutos após as prisões, os policiais interceptaram ligações de usuários para o celular de um dos traficantes que encomendavam a droga por telefone e recebiam, as entregas, sem sair do carro, em um esquema de 'drive thru'. Os quatro apontados como 'cabeças' do esquema são: Carlos Andrade dos Santos, o 'Negão', de 26 anos, e a companheira dele, Edileia Moraes da Silva; Marcel Correa Dutra dos Santos e Marcelo Cleiton Maques Cardoso. Os quatro foram indiciados por tráfico de drogas.
Edileia confessou fazer a entrega das drogas a mando de Carlos e disse trabalhar como prostituta na área. A mulher confirmou que o companheiro, com quem mantinha uma relação de aproximadamente nove meses, vendia drogas no local e que ele mandava que outras pessoas fizessem a entrega para os usuários.
Os outros presos, que vão responder apenas pelo crime de associação ao tráfico são: Warlem Araújo Lima, Aderson Ferreira Rodrigues, Rosivan Franco Alves, Silvan Fernando Souza, Rivelino Ferreira Soares e Francisco José Nobre de Castro. O último já tinha a prisão preventiva decretada pela justiça. O grupo foi apresentado, na manhã de ontem, na delegacia do Marco.
A equipe do delegado Éder Mauro apurou que uma mulher traficante do Jurunas fornecia a droga que era vendida no entorno do Bar do Parque. A traficante é conhecida apenas como 'Silvinha'. A não ser Edileia, todos os outros detidos negaram envolvimento com o esquema de venda de drogas. A mulher, porém, confirmou que os outros detidos participavam da venda de drogas no local. Ela disse, ainda, que Carlos 'Negão' vendia apenas cocaína e que tinha clientes fiéis.
Ação - Na madrugada de ontem uma policial disfarçada foi até o local e encomendou 10 petecas de pasta de cocaína. No momento em que um 'avião' relatava a encomenda para o traficante, a equipe do GPM cercou a área e efetuou as prisões. Todos as pessoas que haviam sido identificadas durante as investigações foram detidas. Foram apreendidas oito papelotes de cocaína, 28 petecas de pasta e uma pequena quantidade de maconha. A apreensão foi a terceira em menos de duas semanas realizada pelo GPM no mesmo quarteirão do bairro da Campina. Há quatro dias, segundo o delegado Éder Mauro, dois homens foram presos na esquina da travessa 1º de Março com a rua Riachuelo vendendo drogas. Na semana passada uma casa que funcionava como ponto de venda de drogas, prostituição e motel clandestino foi estourado pelos policiais.

Nenhum comentário: